Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

27 de maio de 2019

Intercambista do Rotary recebe visita da família do México

Helaine Gnoatto Zart | contato@afolhadosul.com.br

Pela primeira vez em 25 anos, o Rotary Clube de Não-Me-Toque recebeu um jovem intercambista. Emilia Montes está na cidade desde agosto do ano passado e nesta semana recebeu a visita da mãe e dos irmãos.

Durante a semana os anfitriões Kátia e Cláudio Trentin levaram Jaqueline e os filhos para conhecer a região.

Jaqueline Montes viajou com os filhos, Gael (14 anos) e Maria (8 anos). Esteve na Argentina para um compromisso de família e chegou em Não-Me-Toque na segunda-feira (29 de abril), para ficar com a filha Emilia, conhecer as famílias que a acolheram e a cidade.

A família Montes tem um restaurante e vive na cidade de San Cristóbal de las Casas, uma das principais cidades turísticas do sul do México, principal ponto turístico de Chiapas, o estado do extremo sul do México que faz fronteira com a Guatemala. A cidade histórica está repleta de igrejas, bons restaurantes e casarões coloniais. A forte cultura indígena da região – parte da população nem fala espanhol -, o clima tranquilo e as belezas naturais atraem milhares de turistas que gostam de paz e tranquilidade.

Emilia conta que era seu sonho fazer intercâmbio. A escolha do Brasil ocorreu porque amigos que já haviam estado aqui falavam muito bem do país. Então surgiu a oportunidade através do Rotary.

De acordo com a mãe, saber que o Rotary estaria acompanhando e cuidando sua filha proporcionou segurança, mesmo assim ficou nervosa.

- O intercâmbio fez muito bem para Emilia. Eu a encontrei mais segura, independente. Ela aprendeu muito ao viajar sozinha e ficar longe da família. Aprendeu a valorizar o dinheiro e como controlar os gastos. Também aprendeu um segundo idioma. Tudo isso é uma grande conquista para uma jovem de 16 anos – avaliou enquanto conversava na sala da residência de Kátia e Claudio Trentin, família que acolheu a Emilia durante os três primeiros meses no Brasil.

Jaqueline e os dois filhos pequenos embarcaram nesta sexta-feira pela manhã, de volta ao México. Emília fica até julho, quando termina o intercâmbio. De volta, terá que cursar novamente o terceiro ano do ensino médio, porque o ciclo escolar do seu país é diferente, inicia no segundo-semestre do ano, que marca o fim das férias de verão.  Pretende estudar muito para conseguir uma vaga na universidade e cursar medicina. Aluna de boas notas, deseja se tornar cirurgiã.

- Eu estou dividida. Quero voltar porque estou com saudades, mas vou sentir muito falta dos amigos brasileiros. Está sendo muito bom viver aqui – declara.

Para Cláudio e Kátia, que também vivem a experiência de ter a filha realizando intercâmbio - Juliana Trentin, 17 anos, está no México também desde agosto -  receber a Emilia Montes foi uma experiência maravilhosa proporcionada pelo Rotary.

- Eu recomendo aos companheiros rotarianos que abram suas casas para receber intercambistas, é uma experiência única que nos coloca em contato com outro idioma e outra cultura. A Emilia está sendo nossa filha, assim como também é para as duas famílias que a receberam. Assim como a Emilia, temos certeza que nossa filha Juliana vai voltar um uma excelente bagagem de crescimento pessoal e cultural – comentou Cláudio.

Evandro e Eliane Schuster, Delci e Paulo Junior da Silva também hospedaram a jovem mexicana em Não-Me-Toque. As regras do intercâmbio estabelecem que três famílias deve se revezar e receber os jovens que vêm para intercâmbio de um ano. As despesas de hospedagem e alimentação são dos anfitriões.

Na terça-feira (30 de abril), Jaqueline, Emilia e os irmãos Gael e Maria participaram da reunião festiva do Rotary.

Quem quiser informações sobre o intercâmbio pode entrar em contato com Douglas Godoi ou pelo Facebook Rotary Club de Não-Me-Toque.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir