Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

28 de maio de 2019

Trabalhadores rurais comemoram 50 anos de história

STR

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizou grande evento comemorativo pelos 50 anos da entidade sindical. Para festejar a data, a direção do sindicato organizou almoço com uma tarde festiva na sexta-feira (17/5), na presença de associados, autoridades e convidados, no Salão Cristo Rei. O sindicado, fundado no dia 9 de março de 1969, teve como primeiro presidente Carlos Edvino Soder, que permaneceu no cargo até 9 de março de 1971. O atual presidente é Maiquel Junges.

Mesa oficial na solenidade comemorativa

Uma das bandeiras da entidade sindical, segundo o presidente, é a luta de classe em defesa do trabalhador rural, com mobilizações de causas. O sindicato presta serviços ao associado com informações atualizadas e atendimento vinculado ao bloco do produtor, impostos, Cadastro Ambiental Rural (CAR), controle de arrendamento, entre outros. A Nova Previdência é o assunto do momento.

 

 - O movimento sindical considera importante aprovação do projeto (Previdência), mas não concorda nas mudanças na aposentadoria rural - relata Maiquel.

A classe é contra a elevação da idade mínima da mulher para poder se aposentar. A trabalhadora rural passaria de 55 para 60 anos, igual a idade dos homens.

Foram lembradas as conquistas da classe, conjunta às demais organizações, como direito à saúde pública, benefícios previdenciários, pensão, auxílio maternidade, auxílio doença, Pronaf, Mais Alimentos, liberação do uso das sementes geneticamente modificadas, não emplacamento de tratores e código florestal.

Estiveram na solenidade com representantes: Fetag, Emater/RS, Sindicato Rural, Coprel, Sicredi Oeste (NMT), Sicredi Centro (NMT), Banco do Brasil, Cotrijal, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicatos da Regional Alto Jacuí, município de Lagoa dos Três Cantos e assessores parlamentares.

Pedro Ninow, o primeiro presidente Carlos Edvino Soder, ao lado do atual Maiquel Junges

 

Homenagem aos ex-presidentes da entidade

Carlos Edvino Soder (9 de março de 1969 a 9 de março de 1971); Fredolino Teodoro Sontag (9 de março de 1971 a 09 de março de 1977) e (9 de março de 1983 a 9 de março de 1986); Carlos Bertoldo Holz (9 de março de 1977 a 9 de março de 1980); Romano Danieli (9 de março de 1980 a 9 de março de 1983); Francisco Jorge Eckstein (9 de março de 1986 a 9 de março de 1989); Ofélia Kernel Gorgen (9 de março de 1995 a 9 de março de 1998); Osmar Klassener (9 de março de 1998 a 9 de março de 2004). Pedro Paulo Ninow (9 de março de 1989 a 9 de março de 1995) e (9 de março de 2004 a 9 de março de 2016).

A direção também homenageou os funcionários da entidade: Eva Beatriz Pagliarini Wildner e Deonisio Teobaldo Roherig. Os ex-presidentes falecidos foram representados. O pastor Fábio Staggemeier, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), celebrou a benção antes do almoço ser servido.

Mulheres colaboraram na cozinha preparando a salada
Churrasqueiros voluntários assaram a carne

 

 

 

 

 

Salão Cristo Rei esteve lotado na festa dos 50 anos

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir