Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
18°
8°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Cultura e lazer

Intercambista do Rotary Clube apresenta cultura mexicana às crianças  

Intercambista do Rotary Clube apresenta cultura mexicana às crianças  
24.06.2019 13h54  /  Postado por: helaine
Felipe Keller | reporter@afolhadosul.com.br

A mexicana Emília Montes Paz y Puentes, de 17 anos, está há nove meses em Não-Me-Toque, por meio do projeto Intercâmbio Cultural Rotary Internacional. Emília ficará até o início de julho no Brasil, durante todo o período está residindo na casa de rotarianos. Para completar o intercâmbio, apresentou uma das tradições mais populares do seu país, o Dia de Finados do México, para as crianças que frequentam o Projeto Extraclasse da Asbam – Programa de Amparo ao Menor, no dia 5 de junho.

A jovem intercambista do Rotary, Emília, mostrou a cultura popular mexicana para as crianças da Asbam

A estudante do terceiro ano do ensino médio explicou sobre as comemorações no feriado de finados, de 31 de outubro a 2 de novembro.  De acordo com a jovem, as pessoas rezam, levam flores coloridas nos cemitérios como no Brasil, porém, a cultura homenageia os mortos com alegria, acompanhada de bolo, doces, música, dança e roupas de fantasia.

Não são dias para ficar triste. A pessoa que partiu deve ser lembrada com alegria, pelos momentos que viveu ao nosso lado, uma tradição que envolve diversas religiões – comentou.

Ela destacou que as famílias mexicanas homenageiam (os mortos) montando cenário com fotos e flores, comida, instrumentos, brinquedo, tido da pessoa que morreu.

Da sua passagem pelo Rio Grande do Sul, Emilia disse que ficou impressionada com a simpatia das pessoas “são muito bacanas, lindas” e do impacto cultural “tinha outra imagem do Brasil porque não tem só samba ou carnaval” completou.

Projeto de intercâmbio do Rotary

O primeiro Rotary Intercâmbio aconteceu em 1929 pelo clube de Copenhagen, que recebeu vários alunos do ensino médio de outros países da Europa para estudarem em suas escolas. O Rotary Intercâmbio encontra-se hoje em 150 países e leva mais de 9 mil estudantes anualmente para viver experiências incríveis no exterior. A idade de 15 a 18 anos, com duração entre 10 e 12 meses. O programa oportuniza jovens a estudar pelo período de um ano em outro país, sendo hospedado por Rotary Clubes e famílias anfitriãs.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.