Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
26°
13°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Destaques

Novo estudo revela que baixo teor de gordura na dieta reduz incidência e mortalidade de cancêr de mama

Novo estudo revela que baixo teor de gordura na dieta reduz incidência e mortalidade de cancêr de mama
28.06.2019 15h25  /  Postado por: helaine

A alimentação saudável com menos gorduras, mais vegetais, frutas e grãos promete auxiliar no combate ao câncer de mama.

Um grupo de 70 médicos brasileiros da Oncologia D’Or (Rede D’Or São Luiz) acompanhou de perto as novidades e inovações do ASCO, maior encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que acontece em Chicago. Dentre elas, destaca-se a atualização de um estudo, o primeiro desse tamanho, realizado ao longo de 19,2 anos, sobre a dieta com baixo teor gorduras e a diminuição comprovada da incidência do cancêr de mama.

A redução para 20% de gordura na alimentação pode diminuir a incidência e mortalidade por casos de cancêr de mama

Segundo o Dr. Gilberto Amorim, “o estudo randomizado apresentado por Rowan T. Chlebowski diz que a americana “média” não obesa tem 30-35% das calorias de sua dieta em gordura e sua equipe comprovou que a redução para 20% de gordura na alimentação pode diminuir a incidência e mortalidade por casos de câncer de mama”. O ensaio clínico da Women’s Health Initiative foi realizado em 40 centros dos EUA, com cerca de 50 mil mulheres na pós-menopausa e idade entre 50-79 anos.

A adoção de um padrão dietético de baixo teor de gordura associado ao aumento da ingestão de vegetais, frutas e grãos, reduziu significativamente o risco de morte por câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. Esses resultados fornecem a primeira evidência de que uma mudança na dieta pode reduzir em até 20 % o risco de uma mulher na pós-menopausa morrer de câncer de mama – reforça a Dra Laura Testa.

Para Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, os resultados apresentados nestes encontros melhoram o tratamento em diversos tipos de câncer. A presença de médicos brasileiros no evento permite que estes tratamentos sejam incorporados e disseminados mais rapidamente em nosso país, e que mais pacientes se beneficiem dos mesmos.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.