Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Imagem Ilustrativa

24 de julho de 2019

Prefeitura vai mapear rede de esgoto

Por: Helaine Gnoatto Zart

O mau cheiro que emana da rede de esgoto da cidade e vem crescendo, na medida que avança o número de edificações verticais na cidade de Não-Me-Toque é motivo de reclamações por parte da população.

A Administração Municipal acabou por denunciar à Agência Reguladora de Serviços do Rio Grande do Sul (Agergs) o descumprimento do Contrato firmado com a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). Em face desta denúncia, começou um movimento que poderá resultar nos aguardados investimentos em rede coletora de esgoto.

Uma comissão formada por servidores municipais trata do Plano Municipal de Saneamento para fazer as atualizações necessárias, uma vez que o plano atual não foi executado pela Corsan. Entre as decisões tomadas a partir de reuniões com gestores da Corsan, está o mapeamento da rede de esgoto pluvial (águas da chuva) que cobre parte da cidade.

A arquiteta da prefeitura, Juliana Rubin, que integra a comissão municipal, disse que está em fase de contratação um profissional que fará o inventário da rede (ruas e terrenos por onde cruza). A partir deste mapeamento, a Corsan vai decidir, junto com a Administração, que tipo de rede coletora de esgoto será implantada na cidade. Entre as opções está o uso da rede pluvial, construção de uma rede junto com a atual ou construção de uma rede exclusiva. Os investimentos para destino final da esgoto vai depender do sistema de coleta do escolhido.

Pelo método atual, os edifícios estão filtrando os sólidos e tratando a parte líquida dos seus dejetos que é direcionada para a canalização coletora que existe nas ruas. O gás proveniente deste tipo de dejeto é a causa do mau cheiro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir