Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

31 de julho de 2019

Saber silenciar, critério humano para liderar de forma inteligente!

Por: Jocelito André Salvador

Em tempos de tanto barulho, encontros e desencontros constantes, inúmeros dados, alguns confiáveis e outros nem tanto, circulando pelas nossas vidas, é tempo de silenciar. Contudo, não o silêncio falso, unicamente pela ausência de palavras, mas silenciar a mente e o coração.

Hoje mesmo, estava refletindo sobre o meu papel nas redes sociais. Quanto eu participo ou deveria participar.

Pensei em quanta informação relevante nós encontramos nas redes. Contudo, ao mesmo tempo, quanta informação inútil nos é proposta, para não dizer quanto lixo.

Neste sentido, o nosso convite, de toda equipe Conducere, é: permita-se silenciar. Isso de forma constante e disciplinada.

Aliás, o silêncio da mente, sem dúvidas, lhe trará inúmeras possibilidades de revisar suas ações, seus modelos mentais e ser um(a) Líder Inteligente, Humano(a) e Inovador(a).

Silenciar para poder pensar de forma mais clara, racional

Falar que silenciar nos ajuda a pensar parece ser contraditório, não lhe parece?

Ocorre que você, como ser humano inteligente, tanto racional como emocionalmente falando, pode e deve utilizar o silêncio a seu favor.

Inclusive a liderança inteligente passa pela dimensão SER. Nesta, uma das etapas a ser percorrida é justamente o silenciar a mente.

Como fazer isso?

Uma das formas mais eficazes passa pelo aprofundamento do nosso processo de autoconhecimento, assim como pela busca do transcendente. Uma obra que utilizo como referência é Castelo Interior da espanhola Teresa D´Ávila.

Aliás, pensando nesta grande mulher da Idade Média, que ainda hoje irradia seu perfume de sabedoria para a humanidade, nos diz:

“Na esperança e no silêncio está a minha fortaleza.” (Teresa D´Ávila)

Por isso mesmo, reitero o nosso convite: Líder, permita-se parar, silenciar, ouvir mais e falar menos. Sem dúvida, encontrará aí um grande tesouro.

Silenciar para permitir que sua equipe pense com e para você

Outro grande benefício da liderança que sabe silenciar é permitir que sua equipe faça o seu trabalho de forma mais ágil e eficaz.

De fato, cabe a você como líder, em muitas ocasiões, não atrapalhar a construção de novos conhecimentos que a sua equipe está construindo. Cabe a você ser um(a) verdadeiro(a) promotor(a) do conhecimento.

Não é à toa, que no processo de formação de Líderes Inteligentes, há duas dimensões, que se unem à dimensão SER, ou seja, a CONHECER e a APRENDER.

A dimensão CONHECER trata da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional e das formas de Promoção do Conhecimento.

Mas, por que isso é necessário para a Liderança Inteligente?

Você como líder do século XXI, Era da Informação e do Conhecimento, deve, ao menos, conseguir compreender a dinâmica da espiral do conhecimento, que é tratada na teoria da criação do conhecimento. Isso sem falar que você necessita, sim, ser um(a) promotor do conhecimento na sua empresa.

Caso assim não seja, não lhe parece que a sua posição passa a ser altamente questionável na organização?

Para que mesmo precisamos de um(a) chefe que sabe tudo e não permite que as pessoas pensem e inovem?

Até quando as novas gerações vão lhe suportar?

Outra dimensão que fazemos questão de priorizar na formação de Líderes Inteligentes, Humanos e Inovadores é a APRENDER.

Aqui a preocupação não está em ficar estudando técnicas de memorização, de leitura dinâmica ou qualquer coisa do gênero.

Estas técnicas tem o seu valor e o seu espaço, mas não é isso que desejamos abordar.

Aqui, a ênfase está em:

  1. Como pessoas adultas aprendem? Como seu time, seus parceiros, seus fornecedores, seus clientes compreendem as suas informações?
  2. Quais são as tecnologias mais eficazes a serem utilizadas, quando estamos nos referindo à Educação Corporativa?
  3. Como incentivar que a sua organização transforme-se numa Learning Organization (Organização que aprende)?

Por isso, seja você o(a) maior estrategista da sua vida. Aprenda a silenciar, a criar conhecimento, a aprender, a inovar!

Conte sempre com a gente e até a próxima!

Autor: Jocelito André Salvador, Founder e CEO da Conducere Inteligência Corporativa. Mentor e assessor de Smart Business. Professor universitário, com ênfase em controladoria, educação corporativa, gestão do conhecimento e inovação. Coautor do livro Inovação e Cidades Inteligentes: desafios e oportunidades para as cidades do século XXI.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir