Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Família de Honório Görgen se reuniu para a homenagem especial no Culto Crioulo

16 de setembro de 2019

Não-Me-Toque vivencia tradições com os Festejos Farroupilhas

Por: Helaine Gnoatto Zart - contato@afolhadosul.com.br

A chegada da Chama do Homenageado, acesa em São João do Gramado, marcou a abertura dos Festejos Farroupilhas em Não-Me-Toque no sábado (14), às 17h30 no CTG Galpão Amigo.

Honório Görgen, patrono dos Festejos Farroupilhas em Não-Me-Toque, foi homenageado em São João do Gramado. O patrão do CTG Clézio Goettems e a viúva Ofélia Kern Görgen acenderam a centelha aos pés do túmulo

A Cavalgada da Chama iniciou após a homenagem no cemitério. Os cavalarianos chegaram em São João do Gramado ainda pela manhã. Na presença de familiares e amigos, foi acesa a centelha da chama do homenageado, Honório Görgen, fundador do CTG Galpão Amigo. Em nome da comunidade, João Nelson Barbosa se pronunciou durante o acendimento da chama, ressaltando a honra de receber os tradicionalistas para o reconhecimento ao líder que foi Honório Görgen.

Autoridades prestigiaram a abertura oficial realizada no CTG
Chama Crioula: fusão das 3 centelhas marcou abertura no dia 14

A solenidade de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas ocorreu às 17h30m no CTG, com o recebimento de três centelhas – do patrono municipal Honório Görgen, da Chama Crioula do Estado que presta homenagem ao músico César Oliveira e ao Fogo Simbólico da Pátria que neste ano homenageia a bandeira nacional. A fusão das centelhas deu origem à Chama Crioula que permanece acesa até o dia 22 de setembro, como símbolo do tradicionalismo gaúcho, iluminando dos festejos que relembram a coragem e os ideais dos farrapos.

Familiares do homenageado, autoridades, membros da patronagem do CTG Galpão Amigo, tradicionalistas e todas as pessoas que gostam e apoiam a cultura gaúcha acompanharam a abertura.

Os Festejos Farroupilhas são uma organização do CTG Galpão Amigo, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Desporto e Turismo, com apoio da Brigada Militar. Neste ano, o tema estabelecido pelo MTG é “Vida e Obra de paixão Côrtes”.

Culto Crioulo

Família de Honório Görgen se reuniu para a homenagem especial no Culto Crioulo

O Culto Crioulo foi celebrado no CTG às 18h. A manifestação religiosa que traz elementos representativos da cultura gaúcha, lembrou a vida do patrono Honório Görgen (in memoriam). Ofélia Kern Görgen reuniu nove dos dez filhos para a abertura oficial e as homenagens. Quatro famílias vieram de Jataí (GO), uma família de Horizontina (RS) e os demais residem em Não-Me-Toquel.

Posse Prendas e Peões

Às 19h ocorre a posse com a colocação de faixas e insígnias nas prendas e peões vencedores da Ciranda Cultural, organizada pela coordenadora Cultural, Cassia Marie Goettems..

Boneca de Galpão, Pietra Freese

1ª Prenda Pré-Mirim, Valciane Fockink Pereira

1º Piazito, Pedro Henrique Freese

1ª Prenda Mirim, Yasmin Lima de Souza

2ª Prenda Mirim, Sofia Ramos de Freitas

3ª Prenda Mirim, Djéssili Rasch,

1º Piá, Otávio Augusto Cesarino da Silva

1ª Prenda Juvenil, Bruna Bueno

2ª Prenda Juvenil, Daniela Custódio Alves

1º Guri, Ardel Ribeiro

2º Guri, Joaquim Sebastian da Silva Bitencourt

1ª Prenda do CTG do Galpão Amigo, Catiéle dos Santos

Prenda Farroupilha do CTG Galpão Amigo, Nicole Santos

Clézio Goettems e Mari da Costa Goettems, casão patrão do CTG, Prendas e Peões, e Cássia Marie Goettems, coordenadora Cultural

Jantares típicos

Os jantares com comida típica estão marcados para os dias 17 -  costelão, com apresentação as invernadas -, e dia 19 – matambre CARTÕES ESGOTADOS), com fandango (ingresso R$ 15,00 só para o fandango).

Café de Chaleira

De 16 a 19, das 7h às 7h45, é servido Café de Chaleira no Galpão Crioulo da Praça para convidados dos patrocinadores: Acint, Sicredi, Banrisul e Bradesco. Às 8h ocorre solenidade com hasteamento das Bandeiras e apresentações artísticas pelo CTG e escolas.

Acint patrocinou o Café de Chaleira na segunda-feira (16)

Feriado do Dia 20

Para a sexta-feira, feriado do Dia do Gaúcho, o CTG e a Secretaria Municipal da Cultura organizam a tarde cultural Oiga-lê Tchê! com mateada, oficinas da cultura gaúcha e tertúlia, na Praça Dr. Otto Schmiedt, das 14h às 17h. Estas atividades são gratuitas e abertas ao público com o objetivo de difundir o conhecimento sobre tradicionalismo.

Desfile Farroupilha

O Desfile Farroupilha ocorre no domingo, dia 22 de setembro com início às (9h30) e encerramento ao meio dia com churrasco no CTG (R$ 50,00 o espeto). Interessados em participar do desfile devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura fone 3332-3898 ou CTG 9 9927-1517.

Cavalgada escoltou a Chama do Homenageado, trazida pelo filho José Fernando Görgen
Representantes do CTG, da Administração, da Câmara de Vereadores, da Família do Patrono Honório Görgen, da Brigada Militar e diretoras das escolas Sete de Setembro, Nossa Senhora de Lourdes e Apae durante ato solene na praça

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir