Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Estrelado
30°
17°
25°C
Não-Me-Toque/RS
Estrelado
Destaques

Inaugurado Memorial São José

Inaugurado Memorial São José
Frei Geremar, Arcebispo Dom Weber, pároco frei Laerte Reis
03.11.2019 19h47  /  Postado por: helaine

O Dia de Finados foi marcado pela inauguração do Memorial São José, obra construída para guardar restos mortais e cinzas dos membros da Igreja Católica de Não-Me-Toque.

Frei Geremar, Arcebispo Dom Weber, pároco frei Laerte Reis

O que era pra ser um momento de alegria por representar um ganho de espaço para longos anos, além de criar um belo lugar de oração e meditação, acabou sendo de melancolia, pela notícia de que o pároco, Frei Laerte Reis, tão querido pela comunidade não-me-toquense, foi transferido de Não-Me-Toque.

A obra que vai proporcionar longos anos de espaço físico no Cemitério Católico foi uma iniciativa do pároco, Frei Laerte Reis, projeto iniciado há dois anos. Tempo necessário para encarar dois anos de luta com normas ambientais e burocracias, para que tudo fosse feito dentro das normas legislativas. Para isso contou com dez anos de experiência com trabalho em cemitérios de Porto Alegre.

– No início não foi fácil. Muitas pessoas não entenderam onde eu queria chegar com o memorial, tive que ouvir grosserias e difamação – relatou Frei Laerte. Levou em consideração que na Paróquia Cristo Rei, ocorrem em média 85 sepultamentos ao ano, e todos os católicos exigem o seu lugar neste espaço.

O cemitério foi mapeado, todos os túmulos foram avaliados e 405 túmulos estavam em situação de abandono ou sem identificação. Durante um ano, foram divulgados em todos os meios de comunicação e nas celebrações a possibilidade para aqueles que gostariam de reformar o espaço onde se encontra o ente querido. Os que optaram pela reforma tiveram um ano de prazo. Apenas 122 representantes compareceram.

O Memorial São José foi inaugurado com missa, no Dia de Finados, na presença do Arcebispo Dom Rodolfo Weber, e do prefeito em exercício, Carlos Alberto Bacher, às 9h30min.

Dezenas de pessoas compareceram para prestigiar a inauguração e reverenciar seus entes queridos na missa do Dia de Finados

O memorial, que possui três metros de profundidade, 6×6 de espaço interno, com 9 andares – de prateleiras – vai receber todos os restos mortais das sepulturas não requisitadas. O Memorial também oferece a opção às pessoas que desejam deixar as cinzas do ente querido que manifestar o desejo de ser cremado.

Centenas de pessoas compareceram á celebração, para prestigiar o Frei Laerte e sua luta, além de reverenciar seus entes queridos. O coordenador paroquial, Alceu Schons, agradeceu em nome dos paroquianos.

Logo após a celebração, em parceria com a Funerária Graff, a Paróquia Cristo Rei proporcionou uma chuva de flores lançadas por um helicóptero.

O Grupo Gräff entregou água e aromatizador para os fiéis das duas comunidades, Católica e Evangélica de Confissão Luterana, que celebrou culto às 9h.

Texto e fotos: Helaine Gnoatto Zart – A Folha

Arcebispo Dom Rodolfo Weber procedeu com a benção do local

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.