Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Ensolarado
30°
17°
24°C
Não-Me-Toque/RS
Ensolarado
Destaques

Curso de Automação Industrial desenvolve pesquisa com drones

Curso de Automação Industrial desenvolve pesquisa com drones
Campus de Panambi oferece cursos técnicos e de graduação
11.11.2019 19h36  /  Postado por: helaine

Projeto é coordenado pelo professor Ivan Paulo Canal, com o auxílio da bolsista Andressa dos Santos Ávila e financeiro do IFFAR/CNPq

A área de pesquisa de sistemas multirrotores, popularmente denominados como drones, tem recebido significativos investimentos, principalmente devido às suas capacidades de voo, com aplicações diversas, como a agricultura, mapeamento, indústria, automação de processos, inspeções, aplicações civis e militares, representando um vasto campo de pesquisa. Os sistemas comerciais de multirrotores, o campo de pesquisa e a legislação pertinente estão em fase contínua de desenvolvimento, carecendo de informações científicas, técnicas e exploração aplicacional.

Com parte das ações dos professores e técnico de laboratório da área de Automação Industrial, através do Grupo de Automação e Controle de Processos (GACP) do IFFar – Campus Panambi, está sendo desenvolvido o projeto de pesquisa de Aeronaves Multirrotores, coordenado pelo professor Ivan Paulo Canal, com o auxílio da bolsista Andressa dos Santos Ávila e financeiro do IFFAR/CNPq.

O projeto visa contextualizar a tecnologia, seu desenvolvimento, características técnicas, investigação de simuladores de voo, aplicação tecnológica e utilização como ferramenta para coleta de dados por imagem aérea.

Os multirrotores, no Brasil pertencem a classificação de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), na categoria de Aeronave Pilotada Remotamente (RPA), sendo compostos por conjuntos propulsores de asas rotativas, dispostos nas extremidades de seus braços, comumente em configurações de quadrirrotores, hexarrotores e octarrotores.

O projeto de pesquisa de multirrotores quadrirrotores pode suportar atividades e projetos relacionados à área de Automação, tendo prosseguimento no próximo ano, quando serão iniciadas as atividades do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, atualmente com processo seletivo aberto.

Mais informações sobre o curso no link bit.ly/automacaopbi

Campus de Panambi oferece cursos técnicos e de graduação

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.