Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
17°
10°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Destaques

Cartórios de Registro Civil orientam sobre nascimentos, casamentos e óbitos no surto

Cartórios de Registro Civil orientam sobre nascimentos, casamentos e óbitos no surto
Site disponibiliza serviços gratuitos
06.04.2020 10h20  /  Postado por: helaine

Em tempos de isolamento voluntário para o combate ao coronavírus, os Cartórios de Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul estão orientados para que o atendimento seja feito de modo a observar todos os cuidados possíveis visando a preservação da saúde de usuários e de seus próprios colaboradores. A principal orientação é direcionar os pedidos de serviços para o portal eletrônico www.registrocivil.org.br, evitando assim aglomerações e deslocamentos de pessoas nas cidades.

Site disponibiliza serviços gratuitos

A plataforma permite a emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil, seja em formato digital, com o usuário recebendo o documento em sua casa, ou ainda a possibilidade de que o documento seja entregue na residência do cidadão ou ainda retirado no cartório mais próximo da localidade onde ele estiver.
Pelo site também é possível realizar a busca de registros de nascimento, casamento e óbito nos casos em que não se sabe o Cartório onde foi realizado o registro original.

Para isso, é necessário acessar a aba “Perguntas frequentes” e, dentro dela, selecionar o campo

Buscas” para ver as instruções. Quanto mais informações complementares sobre o documento for possível informar, mais facilmente será realizada a busca pelo sistema. Com relação às celebrações de casamentos, a Arpen/RS sugere aos Cartórios a reorganização da agenda de celebrações, evitando a grande concentração de pessoas.

Também se orienta a redução do número de pessoas convidadas para comparecem à cerimônia no cartório, de modo a evitar aglomerações.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.