Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Na sexta pela manhã, prefeito Pedro paulo havia anunciado medidas para funcionamento do comércio e recomendando uso de máscara para todos ao circular pelas ruas e ambientes

20 de abril de 2020

Não-Me-Toque confirma três primeiros casos de Covid-19

Na sexta pela manhã, prefeito Pedro paulo havia anunciado medidas para funcionamento do comércio e recomendando uso de máscara para todos ao circular pelas ruas e ambientes

A Secretaria de Saúde confirmou na tarde de sábado (18), os três primeiros casos do novo coronavírus (Covid-19) no município de Não-Me-Toque. A confirmação do vírus foi feita pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) através do exame RT-PCR com resultado detectável para SARS-Cov2.

Os pacientes infectados são uma mulher de 36 anos e duas crianças de 6 e 11 anos, seus filhos. Os pacientes foram atendidos primeiramente através do telefone do plantão do covid, que deu as orientações para acessar a UBS Sentinela que posteriormente os encaminhou ao Hospital para realização de exames complementares, além da coleta do exame para detecção do covid-19.

A vigilância sanitária levantou os dados e o círculo de relacionamento destes pacientes e acompanha mais 15 pessoas que podem vir a apresentarem sintomas.

Até sábado (18), em Não-Me-Toque, foram realizadas 15 coletas para exames laboratoriais, sendo 12 casos descartados, 3 casos confirmados, 17 se encontram em monitoramento pela sentinela e 15 pessoas em isolamento domiciliar pelo contato com os casos confirmados de Não-Me-Toque.

Até segunda-feira, 20 de abril, nenhum paciente encontra-se hospitalizado e os casos confirmados estão estáveis.

ISOLAMENTO DOMICILIAR

Os três contaminados estão bem. Não necessitaram de hospitalização e se encontram em isolamento domiciliar.  Todas as 15 pessoas que tiveram contato estão sendo monitorados. Até o momento (segunda-feira pela manhã, dia 20), não haviam apresentado sintomas.

A Secretaria de Saúde não se divulga nomes das pessoas. Apenas a faixa etária e o sexo. O objetivo é preservar a integridade das pessoas e evitar linchamento virtual.

VOLTA ÀS AULAS

Depende muito mais do Governo do Estado do que do município. As aulas estão suspensas até 30 de abril.

USO DE MÁSCARAS

Prefeito Pedro Paulo reforçou a recomendação para que a população use máscara ao sair para a rua e acessar ambientes, e para que a população respeite as medidas de prevenção, evitando, principalmente, as aglomerações.

- Cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade no enfrentamento ao Coronavírus, por isso faço este apelo que cada um zele por si e assim pelos demais, saiam de casa somente se necessário para que não tenhamos um surto da doença em Não-Me-Toque.

O Secretário Marco Costa reforçou as ações de prevenção necessárias para contermos a propagação deste vírus que agora está presente em nosso município.

Na sexta-feira, participaram da coletiva de imprensa o prefeito Pedro Paulo, o secretário de Saúde Marco Costa, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo Quadros de \Mora, vice-presidente da Acint, Willian Gomes e a fiscal sanitária, Caroline Mendes Berbigier  Na manhã de segunda-feira (20/4), a situação foi atualizada, em nova entrevista coletiva.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir