Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 54 9 9932 7709
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
15°
8°C
Não-Me-Toque/RS
Alguns chuviscos
Ao Vivo:
Destaques

Estudo estima 12 casos não notificados para cada contaminado de Covid-19 no RS

Estudo estima 12 casos não notificados para cada contaminado de Covid-19 no RS
Dados da segunda etapa do projeto EPICOVID19 foram apresentado na manhã desta quarta-feira, 29 de abril. Em Passo Fundo, 500 pessoas foram testadas por pesquisadores da UPF, Imed e UFFS
29.04.2020 14h15  /  Postado por: helaine

Dados da segunda etapa do projeto EPICOVID19 foram apresentado na manhã desta quarta-feira, 29 de abril. Em Passo Fundo, 500 pessoas foram testadas por pesquisadores da UPF, Imed e UFFS

O segundo relatório do projeto EPICOVID19 aponta que para cada pessoa contaminada por Covid-19 no Rio Grande do Sul, existam 12 casos não notificados. Os resultados da segunda fase do estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a participação de outras universidades do estado, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com financiamento do Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta, foram divulgados na manhã desta quarta-feira, 29 de abril, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo do Estado.

Os pesquisadores realizaram 4.500 testes rápidos na população do RS, dos quais seis (0,13%) tiveram resultado positivo (considerando que a margem de erro da prevalência varia de 0,05% a 0,29%).   Em Passo Fundo, 500 pessoas participaram do estudo que no município conta com o apoio de pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Meridional (Imed) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Os dados foram coletados entre os dias 25 e 27 de abril.

Além de Passo Fundo, também foram realizadas pesquisas em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Ijuí e Uruguaiana, amostragem que representa 31% da população gaúcha.

BAIXA LETALIDADE

Mesmo que o número de casos positivos seja muito baixo, ele sugere que o número de pessoas com anticorpos para a doença pode ser de 15.066, podendo variar de 5.650 a 32.770 no estado e que a taxa de letalidade está entre 0.14 e 0.8% (baseado no número de óbitos declarados no RS).

ALTA TRANSMISSIBILIDADE

A nova etapa da pesquisa confirma também a alta transmissibilidade do vírus no ambiente doméstico. Apenas uma das seis pessoas testadas positivo para Covid-19 morava sozinha. Nas outras cinco, foi identificada a presença de anticorpos para o novo coronavírus nos demais membros da família. No total, foram testados 12 familiares dos quais 75% tiveram resultado positivo.

DIMINUI O DISTANCIAMENTO SOCIAL

A pesquisa também mostra que 53,4% está praticando o distanciamento social, saindo apenas para atividades essenciais. Já o percentual de pessoas que admite sair de casa diariamente aumentou desde a última fase, passando para 28,3%.

De acordo com o reitor da UFPel Dr. Pedro Hallal, Passo Fundo está entre as três cidades com maior número de pessoas saindo diariamente. Os dados mostram que um terço da população passo-fundense admitiu sair de casa diariamente, totalizando 33,6% da população.

Estudo aponta que para cada pessoa contaminada por Covid-19 no Estado existem 12 contaminadas

AMPLIAÇÃO DA PESQUISA

De acordo com os pesquisadores, os dados obtidos no atual estágio da pandemia são similares aos coletados em outros países como Áustria e Islândia. Eles se referem exclusivamente ao estado do Rio Grande do Sul, mas o EPICOVID19 também será replicado no Brasil inteiro. A previsão é de, a partir de 5 de maio, coletar amostras em 133 cidades em todos os estados. Em cada fase, serão realizados mais de 33 mil testes, totalizando quase 100 mil ao final das três fases previstas.

A pesquisa busca estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus; a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo; o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; e cálculos precisos de letalidade. No Rio Grande do Sul a primeira fase do projeto, divulgada em 15 de abril, havia apontado sete subnotificações para cada caso confirmado de Covid-19 no RS. A terceira fase ocorre entre os dias 9 e 11 de maio e o próximo resultado deve ser divulgado em cerca de 15 dias.

Dados da segunda fase do estudo:
– 4.500 testes realizados em nove cidades;
– Desses, 6 testes positivos, o que representa 0,13% da população com anticorpos;
– 1 infectado a cada 769 habitantes;
– Estimativa de 15.066 pessoas com anticorpos no RS;
– Para cada 1 milhão de habitantes no RS, estima-se que existem infectados reais e 108 notificados;
– Para cada caso notificado no RS, existem ao redor de 12 casos não notificados;
– Letalidade: baseada em casos notificados 3,6%; baseada no total de casos 0,33%.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo
Fotos: Divulgação
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.