Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

15 de junho de 2020

Cotrijal: Para ganhar o jogo

Quando a safra não rende o esperado, e este ano o resultado ficou muito longe do potencial, o primeiro pensamento do produtor é cortar custos. Essa é uma decisão importante, que merece olhar apurado, para que não haja erros.

Na avaliação de Luiz Gustavo Floss, diretor do Grupo Floss Consultoria, um dos caminhos para bons resultados é investir em ações que levem ao aumento da produtividade. “Tudo o que for direcionado para isso certamente dará retorno. Eu nunca vi produtor falir por investimento em insumos para a lavoura, mas já vi muitos quebrarem por não saberem administrar o patrimônio, exagerando na compra de máquinas ou tendo o custo fora da área de produção superior ao da lavoura”, enfatiza o consultor.

Busca por maior eficiência na gestão do negócio e da lavoura é chave para melhor resultado.

A experiência como produtor rural leva o superintendente Comercial na Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, a não ter dúvidas sobre o que fazer para permanecer no campo: eficiência na gestão. “Se possível, investindo na diversificação dos negócios”, pontua ele, que além da produção de grãos trabalha com atividade leiteira.

O superintendente de Produção Agropecuária e também produtor rural Gelson Melo de Lima concorda e acrescenta: “É tempo de buscar de uma forma muito mais obstinada a racionalização dos insumos e a eficiência nos processos. Alcançar alto rendimento na lavoura depende disso”.

Ouça a entrevista com o consultor Luiz Gustavo Floss.

SABEDORIA FRUTO DA EXPERIÊNCIA E DO CONHECIMENTO

Aos 56 anos, Neri Borghardt já viveu vários períodos de frustração de safra. Dentre os muitos aprendizados, o principal é a importância de focar nos cuidados com o solo, em insumos de qualidade e em parcerias sólidas, além da necessidade de colocar o “pé no freio” nos investimentos em patrimônio quando a lavoura não rende o esperado.

Com a ajuda do filho Diemerson, 32, que é técnico agrícola, essa missão fica mais fácil. E a sintonia entre eles e os demais membros do grupo familiar facilita o planejamento. São cerca de 800 hectares, entre áreas próprias e arrendadas, administrados em parceria com Márcio Grahl, cunhado de Neri.

PARA SABER MAIS

Na edição de junho do Jornal da Cotrijal, você confere reportagem completa sobre o assunto.

Nos nossos programas de rádio, tenha conteúdo diário atualizado sobre a cooperativa. Ouça e fique bem informado!

Acompanhe também nossas informações através das redes sociais: Facebook, Instagram.

*Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir