Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 54 9 9932 7709
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
10°
6°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Agronegócios

Semente certificada: a melhor estratégia

Semente certificada: a melhor estratégia
Foto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
16.06.2020 09h35  /  Postado por: helaine

Iniciar a safra com o “pé direito” é essencial. E investir na semente certificada é o primeiro passo para garantir o sucesso da lavoura. O produtor Julio Cesar Fracasso, de Sananduva, afirma que o tempo do amadorismo já passou. Com os custos cada vez mais altos e as margens apertadas, ele não abre mão das Sementes Cotrijal. “Cansei de perder tempo e dinheiro antes da cooperativa chegar”, diz.

Ele planta 205 hectares na localidade de Santo Antônio dos Fagundes e já adquiriu as sementes para a próxima safra. “Sei que é bem armazenada, recebe todos os cuidados, já vem com os tratamentos necessários para garantir bom arranque inicial, tem vigor, germinação e alto potencial produtivo. A semente caseira, além de não ter a mesma qualidade, você precisa correr para pagar royalties”, destaca.

O produtor também elogia a seriedade da cooperativa. Nos quase quatro anos de trabalho conjunto, teve várias provas do comprometimento com o associado. “A melhor conquista que tivemos nesses últimos anos foi a Cotrijal”, ressalta Julio Cesar.

Em Victor Graeff, o produtor Diemerson Borghardt comprovou na prática, na safra passada, o diferencial do grão salvo e da semente certificada. Colheu 800 kg/ha a menos em área onde usou grão salvo quando comparado a área de semente certificada.

O teste gerou outras informações relevantes. A germinação das duas áreas foi uniforme, mas o desenvolvimento ficou prejudicado e a formação de vagens, reduzida. “Era visível a diferença de cor nas plantas e a quantidade de vagens média caiu de 59 para 45”, informa.

*Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.