Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

16 de junho de 2020

Semente certificada: a melhor estratégia

Iniciar a safra com o “pé direito” é essencial. E investir na semente certificada é o primeiro passo para garantir o sucesso da lavoura. O produtor Julio Cesar Fracasso, de Sananduva, afirma que o tempo do amadorismo já passou. Com os custos cada vez mais altos e as margens apertadas, ele não abre mão das Sementes Cotrijal. “Cansei de perder tempo e dinheiro antes da cooperativa chegar”, diz.

Ele planta 205 hectares na localidade de Santo Antônio dos Fagundes e já adquiriu as sementes para a próxima safra. “Sei que é bem armazenada, recebe todos os cuidados, já vem com os tratamentos necessários para garantir bom arranque inicial, tem vigor, germinação e alto potencial produtivo. A semente caseira, além de não ter a mesma qualidade, você precisa correr para pagar royalties”, destaca.

O produtor também elogia a seriedade da cooperativa. Nos quase quatro anos de trabalho conjunto, teve várias provas do comprometimento com o associado. “A melhor conquista que tivemos nesses últimos anos foi a Cotrijal”, ressalta Julio Cesar.

Em Victor Graeff, o produtor Diemerson Borghardt comprovou na prática, na safra passada, o diferencial do grão salvo e da semente certificada. Colheu 800 kg/ha a menos em área onde usou grão salvo quando comparado a área de semente certificada.

O teste gerou outras informações relevantes. A germinação das duas áreas foi uniforme, mas o desenvolvimento ficou prejudicado e a formação de vagens, reduzida. “Era visível a diferença de cor nas plantas e a quantidade de vagens média caiu de 59 para 45”, informa.

https://www.spreaker.com/user/12359364/dejalma-editado?utm_medium=widget&utm_source=user%3A12359364&utm_term=episode_title

*Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir