Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 54 9 9932 7709
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
15°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Alguns chuviscos
Ao Vivo:
Economia e Negócios

Cooperativa de cargas com sede em Não-Me-Toque aproveita momento do agronegócio

Cooperativa de cargas com sede em Não-Me-Toque aproveita momento do agronegócio
Setor da indústria de Não-Me-Toque e a carga de grãos está beneficiando cooperativa com desenvolvimento gerado pelo agronegócio.
17.07.2020 10h24  /  Postado por: helaine

A Cooperativa de Transportes de Cargas do Norte Gaúcho – Cootrang, com sede em Não-Me-Toque, está com os 85 veículos, dos 45 sócios da cooperativo, literalmente, na estrada. A grande demanda está diretamente ligada ao crescimento do agronegócio. Os efeitos positivos econômicos do agro estão na área da indústria e a produção de grãos, principalmente do Centro-Oeste do país. De acordo com o presidente da cooperativa, Nelson Arendt, fora o risco de contrair o vírus, o trabalho está satisfatório.

– Estamos aproveitando o momento, quase não estamos conseguindo atender a demanda de entrega das máquinas agrícolas – comentou.

A produção das empresas não-me-toquenses como Grazmec, Jan e Stara são responsáveis pela demanda na entrega de produtos nos estados de Mato Grasso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piau e Paraná. No retorno, os caminhões voltam carregados de grãos, muitos com milho para atender a demanda no Rio Grande do Sul, que teve quebra de safra no último verão devido à estiagem dos meses de dezembro de 2019 a maio de 2020.

– O setor de transportes foi beneficiado pelo agronegócio e pela produção industrial e produção agrícola fora do Rio Grande do Sul – destaca Nelson.

A nova realidade da cooperativa é bem diferente se comparada com o mês de abril, período em que 30 veículos estavam parados aguardando carga.

A Cooperativa de Transportes está construindo sua nova sede com ampla estrutura para estacionamento, serviços de oficina, borracharia, lavagem e outros. A nova sede ficará à margem da perimetral ERS 142, próximo do parque da Expodireto Cotrijal.

A obra com valor superior a R$ 200 mil estava prevista para encerrar no mês de junho, porém, com a pandemia, um novo prazo está sendo estipulado. O maior custo com a terraplanagem não aconteceu. Já o serviço está sendo executado como incentivo pela Secretaria Municipal de Obras. Também está sendo construído um muro de contenção.

O financiamento do terreno devido a pandemia está no quarto mês de carência. Inicialmente era de dois, sendo postergado pelo governo federal. Com isso, a cooperativa busca ampliar seu fluxo de caixa com os caminhões dos associados na estrada.

A Cootrang é formada por proprietários de caminhões da região e conta com associados dos municípios de Saldanha Marinho, Carazinho, Santa Bárbara do Sul, Sarandi e Ronda Alta.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.