Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Nutricionista Gisele Heck | CRN 7241.

28 de agosto de 2020

Cuidados na alimentação para evitar complicação cardíacas, diabetes e AVC

Por Felipe Keller 

A data da próxima segunda-feira, 31 de agosto, é conhecida como o Dia do Nutricionista. De acordo com o indicador cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 260 mil pessoas já perderam a vida por doenças cardiovasculares no Brasil em 2020.  Superior as mais de 100 mil mortes causada pela Covid-19. O colesterol pode causar danos sérios à saúde: acidente vascular cerebral (AVC), infarto, pressão alta, entupimento de veias e artérias, além de insuficiência cardíaca.

- O colesterol alto causa acúmulo de gordura nas paredes das veias, o que dificulta a passagem de sangue e prejudica a circulação. Isso, combinado ao alto nível de açúcar no sangue, natural da diabetes, pode levar à complicações, como AVC ou infarto – enfatiza a nutricionista de Não-Me-Toque, Gisele Heck.

A nutricionista orienta evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação rica em gorduras e açúcares e sair do sedentarismo. A dica é trocar a farinha branca pela integral. O colesterol bom está no consumo de aveia e quinoa; oleaginosas como nozes e castanhas; leite e derivados devem ser desnatados; dar preferência a carnes brancas como frango e peixe. Segundo Gisele Heck, maçã, uva, morango, laranja, limão, abacate, berinjela, além do alho e a cebola são ricos em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.

A Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs), aponta que o estado lidera o número de mortes por AVC e por infarto, na região sul do país, de acordo com dados do ano passado. Apesar de possuir a mesma população do Paraná, o número de óbitos por AVC no Estado foi de 7.417, enquanto no Paraná foram 5.998 mortes em 2017 e 2.812 mortes em Santa Catarina, no mesmo ano. Os gaúchos, infelizmente, também, lideram o ranking de infartos, com 7.207.

O que é colesterol

O colesterol é um composto orgânico complexo vital para o funcionamento do organismo. Presente no sangue e em todos os tecidos, ele contribui para a produção do hormônio cortisol e dos hormônios sexuais e vitamina D. Embora a maior parte do colesterol nos seres humanos seja produzido pelo próprio organismo, ele pode ser obtido em alimentos como ovos, carnes e leite integral. A mais comum delas é a formação de placas de gordura nas artérias que levam ao endurecimento e entupimento dos vasos sanguíneos, a denominada aterosclerose. Com a obstrução dos vasos, o coração recebe uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, levando a doenças como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e até a morte súbita.

Fonte: Hospital Israelita A. Einstein. 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir