Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Roger Amaral

18 de setembro de 2020

Dados do IBGE mostram que Não-Me-Toque tem 13 mil veículos

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 demostram que o município de Não-Me-Toque, com números atualizados de 2018, possui uma frota de mais de 13 mil veículos. A popular, segundo o Instituto, estaria em mais de 17 mil habitantes. Uma frota significativa para uma pequena cidade do interior com diferentes tipos de veículos, mas com enorme potencial econômico no agronegócio, industrial e varejista.

A partir de hoje, de 18 a 25 de setembro, acontece em todo o país a Semana Nacional de Trânsito. O tema 2020 “Perceba o risco, proteja a vida”, reforça o caráter coletivo do trânsito e a necessidade cuidar de si e do outro.

Aqui em NMT, o CFC Alto Jacuí, escola de formação de condutores que está completando 25 de história da sua fundação não poderá fazer suas ações educativas com as crianças das escolas, por exemplo.

O Brasil é um dos país que o trânsito mais crítico do mundo, em NMT, a maioria dos acidentes envolvem acidentes no perímetro urbano, veículos de passeio ou motociclistas. Uma das maiores infrações estão no atraso do licenciamento veicular.

Dados do Ministério da Infraestrutura/Denatran mostram que o Brasil conta com, aproximadamente, 74 milhões de condutores habilitados. O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagou, em 2015, por exemplo, 42.500 indenizações por morte no país e 515.750 pessoas receberam amparo por invalidez.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) divulgou um manifesto há um ano, que mais de um milhão e meio (1.636.878) de vítimas graves do tráfego constavam nos registros de mortalidade no Ministério da Saúde entre 2009 e 2019. Desse total, 60% eram pessoas com idades entre 15 e 39 anos e quase 80% do sexo masculino.

Em 2019 o CRM também divulgou uma pesquisa mostrando os impactos dos acidentes de trânsito para o Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito; nos últimos dez anos as vítimas de trânsito causaram enorme impacto na saúde pública, chegando a quase R$ 3 bilhões em custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Frota de veículos NMT

Dados de 2018 mostram que NMT tinha 13.667 veículos. Se projetarmos que já se passou dois anos, estima-se essa quantidade tenha aumentado. A maior frota é de automóvel (7.583), motocicleta (1.838), caminhonete (1.522), camionete (540), motoneta (525), caminhão (601), caminhão trator (198) e veículos utilitário (144).

Fonte: IBGE

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir