Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

2 de outubro de 2020

Cresce o número de candidatos a prefeito na região

Por Felipe Keller 

A reportagem do jornal A Folha fez um levantamento das candidaturas a prefeito e vice-prefeito dos municípios vizinhos de Não-Me-Toque. O cenário mostra que a mudança na lei eleitoral aumentou número de coligações para majoritária

O município de Passo Fundo, maior da Região Norte, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população estimada em mais de 204 mil habitantes. De acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 146.664 eleitores estão aptos a votar no dia 15 de novembro.

Deste total, 67,642 são homens, o que representa 46,12%. Entretanto, as mulheres somam 79,022 dos eleitores, o que representa 53,88%. Com isso, mais de 53% dos eleitores de Passo Fundo são mulheres. Após oito anos, o atual prefeito Luciano Azedo (PSB) está concluído o seu segundo mandado e, pela lei eleitoral, não pode concorrer a um terceiro mandato. O município terá sete candidatos concorrendo a prefeito.

Marcio Patussi (PDT) e Marcos Susin (PP) são os candidatos a prefeito e vice respectivamente. A aliança tem na coligação quatro partidos: PDT, Progressistas, Patriotas e PV.

Também são candidatos, Lucas Cidade (PSDB) e Valdair Gomes (PL), uma aliança com PSDB, PSL, PL.

Pedro Almeida (PSB) e João Pedro Nunes (MDB) concorrem em aliança com PSB, MDB, REP, DEM, DC, CID, PTB, POD, SOL e PSD.

Juliano Roso (PCdoB) e Valquiria (PT) concorrem em aliança com: PCdoB, PT, Pros, Rede e Avante.

Claudio Doro e João Campos, ambos do (PSC), concorrem em chapa pura.

Arthur Bispo e Marli Schaule, ambos do (PSTU) chapa pura.

Carazinho tem 5 candidatos a prefeito uma mulher a vice  

O município vizinho a NMT tem uma população estimada de 62.265 pessoas. Estão aptos a votar mais de 47 mil eleitores.  O atual prefeito de Carazinho, Milton Schmitz (MDB), tentará a reeleição ao lado da única mulher candidata na majoritária, Valéska Walber, do mesmo partido. O PT terá novamente candidatura própria com Luiz Alberto Godinho e Paulo Schettert, de vice. João Pedro Albuquerque é a opção para o PSDB voltar administrar a prefeitura contando  com Anderson Amaral (PDT) de vice. Paulo Silva e Dr. Nei Sebastiani (Republicanos) fazem chapa pura. O PRTB será representado por Renato Weber e inspetor Celso Morais.

A divisão política em Lagoa dos Três Cantos   

O município de Lagoa dos Três Cantos vive uma divisão política. Se há quatro anos aconteceu uma união para formar um consenso, provou-se agora que não deu certo, ao menos no contexto político. Como os três partidos no município que permanecer atuantes (PTB, PP e MDB) se foi qualquer chance de coligação. O atual prefeito, Dionisio Pedro Wagner, busca reeleição com Ivaia Lavall, ambos do (PP). A atual vice-prefeita, Juliana Kempf, concorre com Eloi Schumann, ambos do (MDB). O PTB vem com Sérgio Lasch e Acildo Hartmann, trazendo o PDT na coligação. Os candidatos disputarão 1.590 votos, população estimada de 1.607 habitantes. Os números mostram que o município teria apenas 17 pessoas menores de 16 anos.

PDT e MDB mais uma disputa em Victor Graeff

É quase um clássico político na região. Os dois partidos mais fortes, PDT e MDB, começaram mais uma disputa local em busca dos votos. O prefeito Cláudio Alflen está encerrando segundo mandato. Para chegar ao terceiro mandato seguido o PDT estará concorrendo com Marcos Meira e Márcio Howe. O MDB tentará eleger o ex-prefeito Paulo Lopes Godoi ao lado de Lairton  Koeche, em coligação com o PP. Serão disputados votos de mais de 2.400 eleitores de um população de 2.800 habitantes.

Colorado tem dois candidatos a prefeito

O prefeito de Colorado Celso Gobbi (PDT) buscará a reeleição em novembro. O seu vice é Ivalir Roveda (PP). A oposição tentará vencer a eleição municipal com os candidatos Lauro Fassini (PSB) e Rodrigo Sartori (MDB). Os candidatos buscarão convencer os mais de 3 mil eleitores para uma polução, segundo IBGE, de 3.130 pessoas. Em colorado também chama a atenção restar cerca de 130 pessoas com menos de 16 anos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir