Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

20 de outubro de 2020

Não-Me-Toque já reabriu escolas municipais

O processo de reabertura das escolas da Rede Municipal iniciou no dia 13, com as turmas de jardim e pré-escola. Pelo menos 17% dos alunos destas turmas retornaram nesta primeira semana de aula.

Apesar da baixa adesão, levantada em entrevista com os pais, a Secretaria Municipal de Educação de Não-Me-Toque decidiu que voltaria a oferecer o serviço de atendimento de crianças da Educação Infantil.

A secretária Eli Xavier Donatti considerou que a oferta de apenas 3 horas – das 8h às 11h – pode ter influenciado a decisão dos pais de trazerem os filhos de volta. Afinal, as crianças estão sem aulas há sete meses e as famílias precisaram se organizar para deixar as crianças sob cuidados enquanto saem para trabalhar. A flexibilização deste horário já está sendo avaliada e deve avançar com o passar dos dias.

- Mesmo que o momento seja delicado, e que os índices mostram declínio no número de casos de Covid, é um direito que as crianças têm de frequentarem a escola, se assim os pais entenderem – avaliou a secretária Eli Xavier Donatti ao ser questionada pela reportagem do Jornal A Folha.

Pensando em oferecer um ambiente seguro, com as vantagens da orientação por profissionais da educação e atendendo todos os protocolos de cuidados sanitários, a Secretaria da Educação e as equipes diretivas e das escolas se prepararam para a retomada gradual, que iniciou com a Educação Infantil.

Seguindo o plano de contingência, foram realizadas demarcações no chão, instaladas torneiras com sensores, adquiridos medidores de temperatura e os professores e monitores usam roupas especiais, com proteção Face Shields. Além das salas, o refeitório também foi formatado para que os alunos possam ter o distanciamento seguro de cada colega.

Entradas estratégicas e troca de calçados são outras medidas adotadas no plano de contingência.

Estão em funcionamento as escolas de Educação Infantil Ciranda da Alegria e Infância Feliz, e todas as escolas de Enino Fundamental que oferecem pré-escola: Santo Antônio, Valdomiro Graciano, Bossa Senhora de Lourdes, Ernesto João Cardoso, Amália Kerber e Carlos Gomes.

- Nesta primeira semana tudo transcorreu de forma muito tranquila – avaliou a secretária de Educação.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir