Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

30 de outubro de 2020

Ciclista de Não-Me-Toque supera marcas aos 16 anos

Por Roger Amaral

O ciclista Dener Augusto Fries, 16 anos, morador de Não-Me-Toque, apesar de muito jovem, é experiente no meio ciclístico. Iniciante no esporte em 2018, com uma bicicleta simples, percorrendo distâncias até cidades vizinhas por hobby, acabou percebendo que tinha potencial, o que alimentou o sonho de participar de competições e provas de ciclismo.

Em 2019, alcançou as seguintes colocações em competições: Espumoso 6º lugar sub 23;Erechim 7º lugar sub 23, e Passo Fundo 1º lugar Junior.

Foi um ano de muito aprendizado, sonhos realizados e muita evolução no esporte com muitos treinos físicos e psicológicos. Não importa a bicicleta que se tem, o importante é começar. E olha que já fui muito criticado por não ter um bom equipamento, mas todas críticas serviram de motivação para mim – relata.

Com treinamento em estradões de terra, às vezes trilhas, às vezes asfalto, Denner já participou de inúmeras competições, como por exemplo, o circuito Planalto Médio realizado em Casca. Na categoria juvenil, o não-me-toquense ficou com a segunda colocação na prova.

Neste ano 2020, a temporada de provas teve sua largada em Paraí, em uma prova muito dura, na qual alcançou a segunda colocação, correndo pela categoria Júnior.

Com a chegada da pandemia as provas foram interrompidas, Denner quase desistiu, mas a vontade de pedalar era tanta que manteve os treinos e a regularidade, com médias de 800 km a 900 km no mês. Dener não parou um instante, sempre pensando na volta das provas.

Eu não busco desculpas, porque um dia tem 24 horas, impossível não conseguir um tempo para treinar. Foi assim que a poucas semanas atrás consegui uma grande parceria com a loja Bike Tri, da cidade de Passo Fundo. Agora tenho o apoio necessário para as provas e treinos. Essa parceria é um grande sonho realizado.

No último domingo, dia 25 de outubro, após seis meses sem competir, foi a hora de retornar, dessa vez participando da 1° Volta Ciclística Terra das Etnias, evento realizado em Ijuí.

Destaque durante 8 voltas, faltando 2,5km para a prova terminar, Dener pulou para a primeira posição do pelotão.

Fez a prova de 40km em 1:08:55 segundo o cronometro, com 35,7km/h média e a velocidade máxima de 64,8km/h. Um circuito rápido disputando com mais de 32 atletas na categoria estreante.

- Busquei sempre me manter na ponta do pelotão – relatou Denner.

Pelotão, no ciclismo de estrada, é o grupo principal de corredores que se desloca em conjunto com a finalidade de reduzir o desgaste, evitando assim a exposição à resistência do ar. A redução do arrasto é dramática; andando no meio de um grupo bem desenvolvido, o arrasto pode ser reduzido para apenas 5% a 10%. A exploração dessa economia potencial de energia leva a interações competitivas muito complexas entre ciclistas.

Entre os melhores do ciclismo, aos 16 anos, o jovem agora foca em seu maior objetivo, que é construir e realizar uma grande carreira como atleta participando de competições pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir