Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

4 de novembro de 2020

Eleições de 2020 terão intérpretes de Libras para auxiliar eleitores surdos

Por Rodolfo Manfredini | TRE-RS

Nas próximas eleições, o eleitor deficiente auditivo que tiver dificuldades de se comunicar, no momento da votação, poderá solicitar o auxílio de um intérprete na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse serviço será oferecido pelo TRE-RS por meio de uma contratação com uma empresa especializada.

O mesário ou qualquer integrante da equipe que estiver trabalhando nas seções eleitorais poderá ligar para a Central de Libras e realizar chamadas de vídeo com intérpretes de Libras. Serão dois profissionais atuando desde o início da votação, em turnos intercalados, manhã e tarde.

A iniciativa surgiu do Comitê Valor Público: Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e é uma alternativa para suprir a dificuldade de comunicação do eleitor surdo que não poderá fazer a leitura labial, devido a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Todas as seções do estado terão a disposição o telefone de contato com a Central de Libras: 51 99511-0746.

Sintetizador de voz nas urnas para os eleitores cegos

As eleições de 2020 terão mais outra novidade para os eleitores com deficiência. Este será o primeiro pleito que os eleitores com deficiência visual poderão ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica. Trata-se do recurso de sintetização de voz, tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.

Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor que não enxerga o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.

Todas as urnas das 165 zonas eleitorais do estado receberão o software com o recurso de sintetização de voz, mas somente as seções que tiverem cadastrados eleitores com deficiência visual terão fones de ouvido à disposição.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir