Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

17 de novembro de 2020

Biblioteca de Não-Me-Toque diminuí retirada de livros em ano sem eventos de leitura

Por Felipe Keller 

Sem eventos de incentivo e comercialização de livros, as populares feiras de livro, coincide com a redução da procura por com novas obras e a leitura. A Biblioteca Municipal Professor Benjamin Delmiro Perin, também, registrou queda de retirada de livros, principalmente, no auge da pandemia. O impacto pode ser notado já que muitas pessoas adquiriram livros pela internet, na quarentena, aguardada a chegada do livre em casa.

Nos meses de setembro e outubro, a biblioteca local registou empréstimo de 214 livros. Número considerado inferior nos dias que antecederam a pandemia.

Não por acaso, os meses de outubro e novembro, são períodos que muitos municípios faziam seus eventos culturais de estímulo a leitura, literatura infantil, adulta e cultura de maneira em geral. Em outubro, por exemplo, no dia 12, considerado Dia da Leitura, e 29 de outubro, lembrado Dia Nacional do Livro.

A data faz menção à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Fundada em 29 de outubro de 1810 pela Coroa Portuguesa. O Dia da Leitura tem o propósito da prática de leituras para jovens e adultos.

É lei instituída em 8 de janeiro, que ainda prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

De acordo com o bibliotecário que atende na biblioteca municipal, Paulo Peiker, a procura de livros varia entre crianças, adultos e idosos. A maioria das obras são de literatura “estrangeira, nacional e infantil”, com um acervo de mais de 14 mil livros.

O livro pode permanecer com o leitor por até duas semanas e pode ser renovado o período direto na biblioteca ou pela internet, no site: biblioteca.naometoque.rs.gov.br.  Os professores podem retirar até dez livros numa única oportunidade.

Teses de mestrado e doutorado não estão no acervo, porque não são um material de pesquisa muito procurado.

O horário de atendimento é das 8h15 às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir