Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

27 de novembro de 2020

Atividade leiteira reúne três famílias em Victor Graeff

Por Coprel 

A produção de leite é passada de geração na família Markmann, do interior de Victor Graeff. Três irmãos e suas famílias trabalham juntos na atividade que reúne organização, muito trabalho e a satisfação de produzir e viver no interior. Ilton, Ilsemar e Ilseni administram em conjunto a área de produção de leite, que possui um plantel de 80 animais, e contam com a energia e a internet da Coprel para impulsionar a produção.

Ilton é casado com Juliane e possuem dois filhos: Grazieli, de 13 anos, e Vicente com 6. Ilsemar e sua esposa Cristina são pais de Luan, de 25 anos. Ilseni e Armando Schneider são pais de Letícia, com 20 anos, que estuda Jornalismo, e Augusto, de 15, que já está aprendendo a trabalhar na atividade leiteira.

A família de Ilseni residia na Linha Ogeriza, interior de Lagoa dos Três Cantos, até o início deste ano. A cooperante decidiu se juntar aos irmãos e trabalhar em grupo, pois facilita a organização, e a atividade é menos braçal, pois em conjunto é possível estruturar melhor a propriedade. “Nossa perspectiva futura é aumentar o plantel enquanto conseguirmos trabalhar, mas já estamos planejando a sucessão familiar”, destaca Ilseni.

Luan trabalha junto com os pais e tios, aliando a juventude com a experiência. O jovem desde pequeno foi incentivado pelo avô a ajudar na atividade, pensando no futuro e na sucessão, algo que já está acontecendo. “Estamos ampliando a estrutura cada vez mais e melhorando a qualidade do serviço. E com a nossa juventude, por termos mais facilidade, temos a função de levar a informação e tecnologia para a produção leiteira”, disse.

A tecnologia está presente no dia a dia da família que utiliza um aplicativo no celular para monitorar a saúde e o ciclo reprodutivo dos animais. A internet via rádio da Coprel é essencial para coletar as informações do aplicativo. De acordo com Ilton, a ferramenta digital facilita o trabalho: “As vacas são monitoradas 24h por dia. Hoje temos mais eficiência na hora de fazer a inseminação, além de melhorar a produtividade. A energia e a internet fazem parte do nosso trabalho sendo essenciais”.

Os cooperantes podem contar com a Coprel para impulsionar suas atividades com a energia elétrica e a internet. Com acesso às tecnologias no interior, as famílias conseguem ampliar suas atividades com novas perspectivas de negócios ao lado de seus filhos, incentivados desde sempre a estarem juntos na propriedade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir