Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Pettinelli Neto, Joel Borba, Pedro Paulo, Rosaura Kohlrausch, Ricardo Ninow e Claudiomiro Reis (Foto: Helaine Zart/Jornal A Folha).

4 de dezembro de 2020

Sala do Empreendedor de Não-Me-Toque recebe Selo Ouro

A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade. 

_____________

A Sala do Empreendedor de Não-Me-Toque recebeu nesta sexta-feira (4), o Selo Ouro e a certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

O prefeito Pedro Paulo, a diretora de apoio da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria do Desenvolvimento, Rosaura Kohlrausch, e o coordenador do Cetep, Joel Borba, receberam o troféu durante visita do gerente Regional Noroeste do Sebrae, Armando Perttinelli Neto, do técnico de atendimento Regional Planalto, Ricardo Ninow, e o gestor de políticas públicas da Regional Noroeste, Claudiomiro Reis, que acompanhou todo o processo de instalação da Sala do Empreendedor, desde 2018, até este momento.

A Sala do Empreendedor de NMT oferece todo o suporte para abertura e fechamento de empresas de todos os portes.

O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15 de julho e 19 de agosto. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25 de setembro para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13 de outubro até 12 de novembro.

Rosaura Kohlrausch abraçou a proposta do Sebrae para buscar a certificação e, de imediato, se propôs a conquistar o Selo Ouro.

- Estou bem feliz de poder estregar para a Prefeitura este certificado, depois de quatro anos trabalhando junto com a Administração. Temos muito a agradecer ao Sebrae porque hoje as pessoas reconhecem a Sala do Empreendedor como uma fonte de apoio para viabilizar seus negócios – declarou.

Pedro Paulo recebeu o Troféu Ouro do Sebrae com orgulho dos colaboradores que estiveram na ponta, viabilizado este serviço, mas as pessoas que procuram os serviços são os grandes beneficiados.

- Espero que a próxima administração mantenha a parceria com o Sebrae para dará andamento aos serviços da Sala do Empreendedor e, assim, beneficiar mais pessoas.

O espaço de cooperação entre município e Sebrae iniciou em 2018 com o propósito de ser um local de apoio às microempresas e microempreendedores individuais, ainda quando Jair Kilpp comandava a pasta do Desenvolvimento. Ricardo Ninow, explicou a parceria com a Fundação Nacional de Qualidade que, a partir do ano passado, criou uma avaliação de certificação dos serviços e assim conhecer os melhores da sala do empreendedor do Rio Grande do Sul.

Ricardo, ainda reforçou a importância do serviço na criação de empresas mais sólidas:

- Não-Me-Toque cumpriu todos os indicadores e entrega um produto de qualidade para todos os empreendedores que procuram, uma conquista importante num contexto de 112 salas em atuação no estado, onde apena 34 conseguiram atingir o nível avançado. Hoje os empreendedores de Não-Me-Toque estão mais qualificados, porque recebem instrução correta para que façam um passo de cada vez e de maneira correta, avançando.

O gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi, ressalta que, por meio da Sala do Empreendedor, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.

- Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos, desta forma, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Ao reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores, complementa Marcio Benedusi.

Ricardo Ninow, Pedro Paulo, Rosaura Kohlrausch e Joel Borba.

Saiba mais

Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 indicadores.

Para o nível intermediário são 18 indicadores atendidos, e recursos avançados 21, dos 24 indicadores. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Microempreendedor Individual). No RS são 122 Salas conveniadas. Receberam o Selo Ouro 36 salas, Selo Prata 6 salas, Selo Bronze 38 salas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir