Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Entrevista no Radar A Folha aconteceu na sexta-feira (Foto: Roger Amaral/AFolha).

15 de dezembro de 2020

Gilson dos Santos fala em diminuir despesas e unificar secretarias para atender a população

Por Felipe Keller

O prefeito eleito Gilson dos Santos (Maninho) esteve participando como convidado da programação da rádio A Folha. Vereador por dois mandatos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) assumirá a partir de janeiro, o cargo de chefe do Poder Executivo, agora, pelo Democratas. Maninho em sua trajetória política foi presidente do Poder Legislativo. Ao lado do vice-prefeito eleito, Gilson Lari Trennepohl, conseguiram 5.463 mil votos, soma superior à dos outros três adversários. O resultado das urnas também carrega a responsabilidade de governar.

Administrar municípios do interior tem inúmeros desafios, entre os quais estão obras de infraestrutura, conservação das ruas, estradas do interior, manutenção dos serviços à população (saúde, coleta do lixo, transporte escolar) respeito ao orçamento, prioridade política de prefeitos e vereadores nem sempre são as mesmas, demandas emergenciais da sociedade que possam surgir causados pela seca, temporais, alagamentos. O novo governo municipal pretende não ter mais do que sete secretarias municipais.

No programa Radar (4 de setembro) Roger Amaral, Helaine Gnoatto Zart e Felipe Keller conversaram com o prefeito eleito por uma hora. Diferentes temas foram abordados, outros pelo tempo, não chegaram a ser. Na entrevista ficou claro que a nova gestão pretende unificar secretarias. Será o caso da atual Secretaria de Cultura Desporto e Turismo que retornará ter status de departamento para cada setor. Antes da criação da secretaria, feita em 2016, Cultura e o Desporto faziam parte da Secretaria de Educação, o Turismo, era administrada pela Secretaria de Desenvolvimento.

O objetivo da nova administração municipal, de acordo com o prefeito eleito é “unificar a estrutura” com “otimização de recurso”. A Habitação poderá ser anexada a Secretaria de Assistência Social. O objetivo é diminuir despesas com folha de pagamento e agilizar acesso a programas habitacionais. Outra secretaria que poderá ser anexada mencionada na entrevista é a da Agricultura.

O prefeito e vice-prefeito eleitos são empresários, e segundo Gilson dos Santos, poderá haver auxilio as empresas locais, mas ainda não a detalhes de como serão feitos.

Com relação as emendas impositivas recursos destinados pelos vereadores, o prefeito eleito fala em independência de poderes e que tanto o Executivo como, o Legislativo, devem “entender qual é o limite de cada um” para atender as necessidades da população.

Observação: A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições. 

O que está decidido pela administração nos próximos quatro anos é o não investimento de mais de um milhão de reais na terraplanagem no Parque Municipal. Segundo Gilson dos Santos, são “10 consultas, 5 mil tomografias, 1.200 cirurgias de especialidades”. Com relação a venda de terrenos da prefeitura a intenção é vender “o que gera prejuízo”. Terrenos para áreas de recreação, construção de uma Unidade de Saúde, escolas, por exemplo, afirmou que serão preservados.

Outro questionamento esteve relacionado a estrutura do Estádio Dr. Waldomiro Graeff. Avalia que o local poderia ter virado um complexo esportivo. Também não está descartada a possibilidade de rever o comodato com a diretoria do Esporte Clube Colorado. Com relação a estrutura urbana mencionou os financiamentos a serem pagos na obra de asfaltamento das ruas do centro da cidade junto ao Badesul.

Uma ideia, cogitada, é participar de um consórcio de municípios da região para compra de uma usina asfáltica, e diminuir o valor a ser investido. Também buscar mecanismo social para diminuir ao cidadão custo do quilômetro a ser asfaltado pela renda familiar, com base na contribuição de melhoria da rua.

Na Educação, o objetivo é oferecer mais qualidade. Na politica destacou que não a pressão interna dentro dos Democratas/NMT com as decisões política/partidária no estado do Rio Grande do Sul ou em algum posicionamento a nível nacional.

O objetivo, segundo prefeito eleito, é “focar nas pessoas”. Já foram anunciados o nome de seis secretários municipais: Fernando Alberton (Finanças), Gilson Trennepohl (Obras), Marlene Gatti (Educação), Liliane Erpen (Saúde), Paulo Junior Gomes da Silva (Desenvolvimento), José de Souza (Zuzu) na Secretaria de Assistência Social. A expectativa está no anúncio nas próximas horas ou dias do secretário(a) de Administração e Planejamento.

 Confira a entrevista completa:

https://www.facebook.com/radioafolhafm/videos/980840615773901

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir