Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

The beautiful twilight sky (Nov 28, 2019) after sunset with the planets conjuction of Moon (with earth shine), Venus and Jupiter.

21 de dezembro de 2020

 “Estrela de Belém” ilumina o céu de Natal pela 1ª vez em 800 anos e pode ser vista a olho nu

Pela primeira vez desde 1226 se poderá observar a ‘Estrela de Belém’ no Natal, nome dado ao fenômeno para quando Júpiter e Saturno ficam alinhados no céu da Terra.

The beautiful twilight sky (Nov 28, 2019) after sunset with the planets conjuction of Moon (with earth shine), Venus and Jupiter.

A rara conjunção astronômica acontece a cada 400 anos. A última vez que foi registrada foi no século 17, em 1623, mas segundo apontam os cálculos, não foi na época do Natal. Agora, na noite do dia 21 todos os povos da Terra poderão observar os dois maiores planetas do sistema solar em uma linha reta na direção do pôr do sol.

O pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Felipe Navarete recomenda que a observação do raríssimo alinhamento entre os planetas seja feito em um local alto e com vista para o pôr do sol limpo, pois os planetas ficarão bem próximos da linha do horizonte.

“Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distância mínima. A olho nu você consegue separar os planetas Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora sem detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue ver melhor os detalhes”, explica Felipe Navarete.

Curso de Física da UPF transmite alinhamento dos planetas

De forma a oportunizar que a comunidade acompanhe o fenômeno do alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno com o Sol, que ocorre de 16 a 21 de dezembro, o curso de Física realiza a transmissão pelo canal do Youtube Loucos da Física. O fenômeno poderá ser acompanhado às 20h, durante cerca de 30 a 40 minutos, já que o alinhamento ocorre em um ângulo baixo em relação ao horizonte, ficando pouco tempo visível à noite.

No dia 14 de dezembro, o eclipse do Sol também foi transmitido pelo canal.

As atividades têm auxílio de um telescópio com câmera acoplada. Além disso, os professores do curso explicarão os eventos.

O curso de Física da UPF realiza a transmissão pelo canal do Youtube Loucos da Física

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir