Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Coletor de esporos é uma das novidades para ajudar a identificar a presença da doença.

5 de janeiro de 2021

Cotrijal: Novas ferramentas contra a ferrugem

Por Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Uma das doenças mais impactantes em termos de perdas de produtividade para a soja é a ferrugem asiática. Desde que foram detectados os primeiros casos, no início da década de 2000, a cooperativa passou a investir tempo e recursos para entender melhor essa doença para orientar de forma mais assertiva o seu associado.

Em 2004, lançou o Sistema de Alerta e Monitoramento de Doenças Cotrijal – Samdoc, que passou a ser o centro de todo o trabalho de orientação do Departamento Técnico. Considerado um sistema pioneiro na época, teve grande impacto no controle da ferrugem asiática.

Ao longo dos anos, o Samdoc foi evoluindo e com a ampliação da rede de estações meteorológicas no campo e reforço de outras ferramentas e informações, em 2020 a cooperativa passa a entregar dados ainda mais precisos de alerta aos seus produtores.

Hoje o sistema de monitoramento conta com três pontos de coleta de dados e informações: as estações meteorológicas, que identificam se há condição de infecção pela doença, através da avaliação da temperatura e umidade relativa do ar; o coletor de esporos, que possibilita identificar se há presença de esporos de ferrugem asiática no ambiente; e a análise das correntes de vento e ocorrência de ferrugem em outros locais da América Latina.

Alexandre Doneda explica que esse conjunto de informações e dados possibilita gerar boletins semanais ao Departamento Técnico para orientação aos produtores. “Conseguimos, dessa forma, tornar os processos mais eficientes e seguros”, conclui.

Condições favoráveis à infecção da ferrugem

  • Temperatura do ar entre 22º a 25ºC
  •  Umidade relativa do ar acima de 90%

Etapas de monitoramento

  • Estações Meteorológicas (10)
  • Coletor de esporos (2): Área Experimental em Não-Me-Toque e em Muitos Capões
  • Apoio externo com a geração de conteúdo sobre as correntes de vento e ocorrência de ferrugem em outros locais

Através dessas informações o produtor poderá definir:

  • O melhor momento para fazer a aplicação
  • Posicionamento dos produtos (preventivo ou curativo).


Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir