Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Erni da Rosa, Ir. Cristina Backes e Ir. Maria Helena Rovani

8 de janeiro de 2021

Hospital Notre Dame transforma-se em Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart

Erni da Rosa, Ir. Cristina Backes e Ir. Maria Helena Rovani

Em 1954, quando a Congregação de Nossa Senhora assumiu o Hospital de Caridade Notre Dame, hoje Hospital Notre Dame Júlia Billiart, jamais se imaginava que um novo momento chegaria. O novo momento chegou e, junto com ele, a necessidade de uma atuação diferenciada junto à comunidade de Não-Me-Toque. Os novos cenários impõem mudanças que exigem um novo olhar para o futuro.

O baixo índice de internações, cirurgias e procedimentos, aliado a um mercado restrito com baixa densidade demográfica para manter dois hospitais no município, são alguns dos fatores desta transformação do Hospital em um local diferenciado para consultas, pequenos procedimentos, fisioterapia e exames, através do Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart, hoje, Ambulatório de Especialidades.

A partir deste dia, 8 de janeiro, de 2021, não serão mais realizadas internações e, o Bloco Cirúrgico será desativado, deixando então de atender como hospital geral. De acordo com a Ir. Cristina Backes diretora da Área da Saúde da Congregação das Irmãs Notre Dame, tal medida vinha sendo discutida e foi planejada para acontecer de forma responsável e gradativa. Com isto, a opção da Congregação de Nossa Senhora, é de focar no atendimento através do Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart, continuando a oferecer para a comunidade regional um serviço de qualidade, resolutividade e agilidade no diagnóstico e entrega dos resultados de exames.

A notícia foi oficializada na manhã de sexta-feira, 8 de janeiro, em coletiva para a imprensa, em que participaram, além da Ir. Cristina, o coordenador de comunicação e marketing da Rede ND, Erni da Rosa, e a Ir. Maria Helena Rovani, diretora administrativa da Congregação das Irmãs de ND.

- Não foi uma decisão fácil, mas era preciso ser tomada. O coração da Congregação Notre Dame está aqui e Não-Me-Toque, termos aqui a Casa Betânia que abriga as irmãs que já deram sua vida ao trabalho social e religioso e o hospital que vai completar 100 anos. Os sucessivos déficits que, desde 2011 ultrapassam a R$ 25 milhões nos motivaram a tomar medidas que fortaleça a instituição, para que continuemos prestando serviços de qualidade – declarou Ir. Cristina.

As instalações da internação e do centro cirúrgico, inaugurado em julho de 2019, não serão repassadas a terceiros. A instituição estuda um novo serviço para o espaço que vai estar funcionando antes da comemoração do centenário de fundação.

A decisão impacta na redução de pelo menos 35 vagas de trabalho. Alguns funcionários foram absorvidos pelo Hospital Alto Jacuí, que contratou o atendimento Covid-19, outros serão contratados pelo Hospital ND São Sebastião, de Espumoso, e ainda poderá ocorrer interesse da instituição no decorrer do temo.

- É uma decisão dolorida para todos nós, mas necessária para que outras pessoas continuem recebendo este benefício do trabalho das irmãs e dos funcionários aqui em Não-Me-Toque – reformou Erni da Rosa.

Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart

Idealizado com o objetivo de melhorar a resolutividade - fator preponderante à agilidade no atendimento ao paciente -, o Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart atende das 06h30min às 19h, de segunda à sexta-feira e, no sábado, até meio dia.

O Centro conta com a atuação de médicos especialistas, que realizarão atendimentos clínicos e ambulatoriais para a população local e regional, oferecendo ainda, serviços de Laboratório de Análises Clínicas, Diagnóstico por Imagem e Clínica de Fisioterapia. A prestação de serviços se dará somente através de convênios e particular.

SERVIÇOS – pequenos procedimentos como vasectomia, sangria, retirada de novos sinais, nódulos e cistos, procedimentos oftalmológicos, retirada de pontos, drenagem de abscesso, gastrotomia, curativos, varicocele, suturas, desbridamento de feridas, trocas de sondas folley e lavagem de ouvido, aplicação de soro, entre outros, continuam ocorrendo o ambulatório.

Neste primeiro momento o Centro de Especialidades e Diagnóstico Júlia Billiart deixa de atender SUS e passa a atender particular e convênios.

 Novos investimentos

A Congregação de Nossa Senhora deve anunciar, em breve, um novo serviço de atendimento à comunidade regional. O projeto está em fase de estudo, análise de mercado e ajustes de finalidade. Uma equipe formada por profissionais das mais diferentes áreas de gestão e saúde, planeja o novo investimento de forma segura e sustentável.

- Será um novo empreendimento que vai orgulhar a comunidade de Não-Me-Toque e da Congregação Notre Dame – afirmou Erni da Rosa.

 Agradecimento

A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora atua na comunidade de Não-Me-Toque desde 1923, quando chegaram ao Brasil as primeiras irmãs de Notre Dame. Em 2023, a Congregação completa 100 anos de presença em terras brasileiras. Nestes anos todos, a Congregação de Nossa Senhora manteve e mantém diferentes frentes de atuação junto à comunidade não-me-toquense.

Hoje, as irmãs mantêm em Não-Me-Toque, além do Ambulatório de Especialidades Júlia Billiart, o Residencial Casa Betânia e a Farmácia Santa Júlia, que é um marco de presença na comunidade através do atendimento prestação de serviços no que se refere ao cuidado com a vida e a saúde da população.

Ao todo, são três comunidades religiosas de irmãs na cidade. Sempre presentes e atuantes junto à Paróquia Cristo Rei, as irmãs tem um legado que se renova constantemente de gratidão e presença nas mais diferentes ações da comunidade local.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir