Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Nascido em 24/06/1938. Falecido em 04/01/2021 (Foto: Arquivo pessoal).

15 de janeiro de 2021

Despedida a João Hugo Simon

Por Evandro Stürmer

Como ele sempre contava, soube que seu nome era “João” quando a professora Estudantil do Primário, durante a chamada, o identificou com JOÃO HUGO SIMON. Até então, para ele, era somente “HUGO”.

Nasceu em 24/06/1938, em uma família com educação rígida e orientação católica, seu pai (José Simon) era agricultor e professor, sendo o primeiro Diácono casado, autorizado pelo Bispo, isso tudo no interior de Sarandi, Distrito do Mirim-Maneador.

Saiu CEDO de casa para dedicar-se aos estudos no Colégio LA SALLE em Carazinho (RS) o que despertava uma enorme saudade de sua família, pois visitava-os apenas duas vezes no ano. Formou-se em Técnico em Contabilidade, um feito honroso na época.

Toda volta para casa à sua família era de muita alegria. A além dos pais (José e Lucila Simon) tinha mais quatro irmãs (Imelda, Nilza, Zita e Maria) e um irmão (Cirio), já estudando em Porto Alegre (RS).

Depois de formado foi orientado por seu pai a buscar empego na cidade de Não-Me-Toque(RS), que despontava como um lugar promissor; e pela sua formação foi logo empregado, sendo um dos primeiros Funcionários da Cotrijal Ltda. presidida pelo saudoso THEOBALDO ROOS, carregando as primeiras cadeiras e mesas do escritório da Cooperativa. Passou, também, pela empresa Fischer & Cia. Ltda., e seu destino foi traçado quando foi convidado pelos irmãos ROOS (Erni Orlando, Alzirio, Armando e o cunhado Arzeno Krüger) para fazer parte da Empresa E.Orlando Roos & Cia. Ltda., onde atuou como Sócio-Fundador e diretor Administrativo até o ano de 1985, quando desligou-se após um período marcado pela ascensão substancial da Empresa, e que deixaram também as marcas da solidez e confiança no comércio de cereais agrícolas e na produção de sementes, idealizado e constituído por esses cinco empreendedores.

Quando da sua aposentadoria, a dedicação e incentivo aos netos se tornou a marca do avô que deu e recebeu muito carinho e respeito. E sua alegria maior foi ver a chegada dos seus bisnetos, Bernardo e Arthur, que ele mesmo dizia ser uma benção.

A história poderia ser contada como um menino do interior que estudou e dedicou-se em sua formação para alcançar seus sonhos. Formou uma família que o amava e muito o estimou, obteve resultados na vida profissional digno de uma pessoa honesta e correta na sua conduta e nos negócios, conquistado seu lugar na sociedade.

As comorbidades enfrentadas em seu caminho, ao longo dos anos, deixava-o cada vez mais forte, mas agora, com esta idade (82 anos) e 43 dias na UTI ,em Passo Fundo (RS), foram pesadas demais. Mesmo assim, no leito da UTI, se esforçava para dar aquela gargalhada que contagiava as pessoas a seu redor, sua marca registrada.

Foi Casado com Guisella Abelonya por 58 anos, teve uma filha Márcia Maria e dois netos, Eleandro casado com Ana Paula, e Rodrigo casado com Nelice, os quais apoiava nos estudos, na vida profissional e no esporte.

Foi jogador de Futebol no Fluminense de Maneador/Sarandi e no Esporte Clube Colorado de Não Me Toque. Foi um incentivador das categorias de base do Russo Preto, clube no qual apoiava os netos até nos treinos do Russinho, então, imagine nos jogos oficiais! Não poderia deixar de relatar sobre sua grande paixão pelo Grêmio, o Imortal Tricolor que o levava a assistir jogos por todo o Estado.

Os últimos anos foram de intenso acompanhamento de sua saúde pela filha. Foram muitas idas a consultas, internações e medicações, de forma a retribuir tudo que ele fez pela Família.

Nosso querido Hugo Simon deixou ensinamentos eternos e a alegria que transmitia sem distinção em seu convívio harmonioso e respeitoso com o próximo.

Sua ausência será sentida por todos aqueles que, mesmo não sendo próximo a ele, sempre tinha uma boa conversa e gargalhadas que cativavam. Seu carisma e simpatia, distribuindo acenos ou cumprimentos, fazia crescer seu número de amigos.

A Família está triste e as saudades aumentando, mas somos todos sabedores do PRIVILÉGIO que tivemos em tê-lo nesses anos todos. A sua companhia e seus ensinamentos o tornaram cada vez mais admirado e respeitado.

Sua memória foi lembrada em missa na cidade de Laranjeiras do Sul – Paraná no dia 11/01/2021 e de 7º dia na Igreja Matriz Bom Jesus em Carazinho (RS) na data de 14/01/2021 (quinta-feira).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir