Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Estrutura que vinha sendo alugada foi transformada em quartos e recepção (Foto: Roger Amaral/A Folha).

15 de janeiro de 2021

Hospital Beneficência Alto Jacuí implanta ala Covid com 10 leitos

Por Roger Amaral 

Após a transferência do atendimento de Plantão Covid-19 do Hospital Notre Dame Júlia Billiart para o Hospital Beneficência Alto Jacuí, a comunidade não-me-toquense já sente o impacto da mudança de ter atendimento em um lugar só.

Foto: Roger Amaral/A Folha.

Conforme Katia Priscila Hitinger Müller, coordenadora de enfermagem, são cinco enfermeiras e cinco técnicos de enfermagem que atuam exclusivamente no atendimento do Plantão Covid. Além de uma equipe de 11 médicos que trabalham 24 horas no formato de rodízio, atendendo os pacientes com sintomas da doença nos horários em que a Unidade Básica Sentinela não está aberta.

Ao todo são 10 leitos disponíveis, divididos entre cinco quartos, e separados para pacientes com casos suspeitos e casos confirmados de coronavírus. Todos os leitos cadastrados pelo SUS, mas com possibilidade de atendimento particular/convênio, de acordo com a demanda.

A ala conta também com dois respiradores, um deles cedidos pela Secretaria da Saúde. O mobiliário e demais equipamentos são todos da entidade hospitalar.

Após a readequação do plantão, foram apenas quatro dias para que a equipe do Alto Jacuí estivesse organizada e o espaço que já havia sido utilizado para consultório odontológico, fosse totalmente remodelado, atendendo todas as exigências físicas necessárias para ser transformado em ala Covid. O local é separado das demais dependências do Hospital.

Conforme Kátia, os profissionais que atuam na ala covid não são os mesmos que trabalham no hospital, com a finalidade de evitar o contágio.

Durante a semana, a procura por atendimento é mais tranquila, já que a demanda é atendida durante o horário de expediente pela UBS Sentinela, no bairro Martini. No entanto, no período da noite e nos finais de semana, o plantão Covid se faz mais requisitados e já chegou a registrar 30 atendimentos em um único dia.

No momento, apenas duas pessoas estão internadas no Hospital Beneficência Alto Jacuí, sendo uma paciente do município de Victor Graeff, e um homem de Não-Me-Toque. Em relação ao estado de saúde, a reportagem foi informada que um dos pacientes está em uso da oxigenioterapia.

Sobre os questionamentos feitos em redes sociais, no que diz respeito à acessibilidade de cadeirantes ou acamados, o hospital informou possuir uma entrada secundária na ala Covid, e também providenciou estacionamento exclusivo na Av. Dr. Waldomiro Graeff, em frente à entrada da ala.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir