Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

1 de fevereiro de 2021

“Guasqueria – O artesanato campeiro” é tema de oficina gratuita

Cristiano Lacerda da Rosa, do Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato, é o responsável pela oficina “Guasqueria no Youtube do MTG

O oficineiro Cristiano Lacerda da Rosa, do Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato, é o responsável pela oficina “Guasqueria – O artesanato campeiro” do Programa Invernadas Culturais, da Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Sedac.
A oficina explica a o ofício de guasqueiro, a história da atividade, e, além de proporcionar um incremento cultural para o aluno, também pode significar uma oportunidade de trabalho.
Alguns dos objetivos da oficina são proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o efetivo acesso às fontes de cultura; dar visibilidade aos guasqueiros para que sejam reconhecidos por seus talentos e trabalhos; fomentar o pleno exercício do modo de criar, fazer e viver a cultura local.
Os vídeos apresentam temas como história do Rio Grande do Sul – Introdução do Gado no estado e a história de Lagoa Vermelha como Capital Gaúcha do Churrasco; e demonstração e explicação sobre as técnicas e processo de descarne, lonqueamento e estaqueamento.

A oficina é online, gratuita, e pode ser acessada no link https://youtu.be/EN91UiIsMOg

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir