Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Maioria dos pais relata que os filhos tiveram dificuldades de aprender em casa e que estão pedindo para voltar a ter aula presencial (Foto: Roger Amaral).

12 de fevereiro de 2021

Mais de 80% dos pais autorizam filhos voltar para a escola na Rede Municipal de Não-Me-Toque

Por Helaine Gnoatto Zart

A Secretaria Municipal da Educação encerrou ontem o prazo para os pais autorizarem a presença dos filhos na sala de aula neste ano letivo. Foram dois dias de prazo para os pais comparecerem à escola onde o filho está matriculado e assinar o termo de Responsabilidade e Livre Consentimento, considerando a situação de pandemia da Covid-19. O documento isenta a Escola e o Município de responsabilidade em caso de o aluno contrair o vírus.

O termo considera o retorno gradual das aulas, previsto pelo Decreto Estadual nº 55.465, de 5 de setembro de 2020, que estabelece as normas aplicáveis às instituições de ensino no estado.

O município de Não-Me-Toque exige dos pais o termo de responsabilidade e autorização para filhos a frequentarem para a escola. Por outro lado, também exige que, os pais ou responsáveis que optarem por não levar o filho às aulas presenciais, observem as diretrizes estabelecidas para o pleno acesso à plataforma online de ensino, bem como, outras formas e modalidades de ensino não presencial.

A Declaração assinada pelos pais consta que o filho não faz parte do grupo de risco e, nos últimos 14 dias, não apresentou sintomas como, febre, tosse ou diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. Caso venha a ter alguns desses sintomas ou tenha contato com pessoa diagnostica ou suspeita de Covid-19, não seja levado à escola. Os pais ainda declaram estar cientes dos protocolos sanitários e como ocorre o contágio.

Escolas municipais instalaram pia no pátio, com dispenser de sabão, álcool gel e toalha de papel (Foto: Roger Amaral/ A Folha).

A Rede Municipal adota o regime híbrido para as aulas. Metade dos alunos vai frequentar a sala de aula durante uma semana e na outra semana fica em casa, acompanhando as aulas de forma online, enquanto que a outra metade está na sala de aula.

As escolas tiveram mais adaptações, como a instalação de pia com água corrente, sabão e álcool gel no pátio, tapetes sanitizantes, distanciamento de 1 metro e meio das classes entre outras medidas coordenadas pelos comitês internos de controle da pandemia.

A Rede Municipal começa de fato o ano letivo no dia 17 de fevereiro, recebendo os alunos nas dez escolas de educação infantil e ensino fundamental, sendo duas em localidades do interior e as demais na cidade.

MEDIDAS ADOTADAS

Não haverá turno integral enquanto durar a pandemia; os alunos deverão chegar na escola no horário da aula, 7h30 e 13h20; é obrigatório o uso de máscara (ter uma de reserva para troca); proibido interagir com abraços, beijos e aperto de mão; garrafa de água individual; não compartilhar material escolar; a avaliação será por meio de provas e trabalhos presenciais, mesmo para quem optou pela aula remota; no final do ano 2021 poderá haver reprovação daqueles que não atingirem a média necessária; os pais que optarem por não mandar os filhos à escola deverão retirar os trabalhos semanalmente e entregá-los no prazo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir