Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

26 de fevereiro de 2021

A situação de Não-Me-Toque na bandeira preta

Todo estado entrará em bandeira preta no sábado, mas mesmo sem o decreto final com todas as orientações, para acalmar os ânimos a gestão de Não-Me-Toque decidiu anunciar em coletiva o que é sabido até o momento.

“Não concordamos com as medidas, por conta do peso que isso trará para os pequenos negócios da cidade, mas iremos respeitar e seguir todas as regras”, diz o prefeito.

Segundo a administração, mesmo cumprindo todas as promessas para combater e diminuir a contaminação da cidade com: Ampliação de 60% dos leitos, aquisição de testes rápidos, ampliação de horário da Unidade Sentinela (das 7h às 19h, até mesmo nos finais de semana), disponibilidade de exame de imagem, implantação dos médicos internistas – a partir de segunda essa vaga será preenchida –, distribuição de tratamento precoce, e mais oxigênio para os hospitais, com o novo decreto do governo do estado não há alternativas para o município ficar na bandeira vermelha.

Com isso, os novos mandamentos que serão seguidos – até o momento, sem o decreto final do governador – podem ser lidos aqui.

Em Não-Me-Toque, especificamente, o Centro Administrativo atenderá em dois turnos, diminuindo a concentração de servidores, mas ainda mantendo o atendimento a comunidade das 7h às 13h, e das 13h às 19h. Como nas escolas houve uma adesão de 40% de alunos nessa semana de bandeira preta, o que mostra o medo dos pais, e como alguns professores positivaram para covid-19, aqui no município ficam suspensa TODAS as aulas, para todas as séries e níveis. A rede privada tem autonomia para decidir se irá autorizar ou não as aulas dos pequenos.

“Não façam festa, não façam junção, se nós não vamos estar podendo nem trabalhar, nós não teremos o mínimo de tolerância com aquelas pessoas que podem ficar em casa, mas estão na rua fazendo festa. É proibido jogos como carteado, futebol, bocha e qualquer outro tipo de aglomerações.” Disse Gilson.

“A situação de casos ainda continua crescente, cada dia mais, e como hoje iniciamos as testagens rápidas, o número cresceu um pouco mais: 42 positivos só hoje, e mais de 200 pessoas ativas com a doença ativa na cidade”, Liliane anunciou. “A partir da semana que vem não haverá mais ninguém esperando o resultado do teste, iremos agendar para todos aqueles que sentirem sintomas, para que o teste seja realizado no período certo, sendo assim eficaz”.

Uma boa notícia foi compartilhada, “Hoje finalizamos a vacinação de pessoas de 80 anos ou mais, e amanhã iniciamos com as pessoas de 75 anos ou mais, no posto de saúde central, as 8 horas da manhã”.

A Secretária orienta ainda que se há um caso positivo no domicílio, toda a família deve ficar em isolamento, pois são pessoas potencialmente contaminadas.

“Estaremos utilizando o bom senso com os trabalhadores que devem trabalhar durante os próximos dias, é melhor andar devagar do que ficar parado, então seguindo os protocolos de segurança, vamos conseguir seguir em frente”. Foram arrecadados 194.600 reais com as pequenas e grades empresas da cidade para o combate contra a Covid-19, mas foi reforçado que esse dinheiro pouco significará se as pessoas não seguirem e respeitarem os cuidados básicos: álcool gel, máscara sempre, e sem aglomerações.

CONFIRA A COLETIVA COMPLETA:

https://www.facebook.com/radioafolhafm/videos/254281586161287

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir