Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Reprodução.

2 de março de 2021

Alto índice de doença infecciosa entre cães é registrada em Não-Me-Toque

Por Roger Amaral

Está sendo observado entre profissionais veterinários do município de Não-Me-Toque nos últimos dias, um número crescente de cães com sintomas de uma doença infecciosa muito comum entre os cachorros.

Conforme a médica veterinária, Greice Gehrke, a doença é de alto contágio e a transmissão acontece somente entre os caninos, não para as pessoas e nem gatos.

A infecção é causada por microorganismos como Bordetella Bronchiseptica, CAV-1, CAV-2 e pelo vírus da parainfluenza canina e transmitida por bactérias. Assim como a gripe humana, a tosse dos canis costuma ocorrer quando os animais estão mais expostos ao frio, às mudanças de clima e à umidade.

Os sintomas podem ser bem parecidos com uma gripe humana, sendo comum o aparecimento de febre e secreção. Além disso, há tosse frequente, espirros, secreção aparente no nariz e nos olhos.

Muitas vezes, o pet também pode desenvolver sintomas como febre, chiado ao respirar, falta de apetite e vômitos.

É válido alertar que, muitos tutores confundem a tosse do pet com engasgos. Porém, é necessário ficar de olho no cãozinho.

Apresentando algum destes sintomas, procure atendimento veterinário. O tratamento para a tosse dos canis pode variar de acordo com estado em que encontra-se o cãozinho.

Por esse motivo, é de extrema importância que ao perceber os sintomas, o tutor procure auxílio veterinário, para que o pet receba um diagnóstico com exatidão e inicie um tratamento eficaz.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir