Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Siegefred, com a primeira carteirinha de sócio, e o bisneto Pedro Henrique, com o novo calendário.

3 de março de 2021

Cotrijal: Uma gigante se renova

Por Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Inspirada na força dos seus cooperados, colaboradores e parceiros, a Cotrijal lançou uma nova marca em fevereiro. A ideia foi fortalecer a imagem institucional da cooperativa para diferentes olhares, preservando a identificação com todos os públicos com que se relaciona.

E o Jornal da Cotrijal, em sua reportagem de capa, traz as histórias de algumas das famílias que fazem parte dos 63 anos da cooperativa. Siegefred Kümpel é um dos associados entrevistados. Para ler a reportagem completa acesse aqui.

UM SONHO REALIZADO

No dia 1º de maio de 1961, além de comemorar o dia do trabalhador, o jovem Siegefred Kümpel, então com 23 anos, deu início a uma história de cooperação. Um dos primeiros associados da Cotrijal, o descendente de alemães relembra com riqueza de detalhes os passos trilhados pela cooperativa nessas mais de seis décadas de parceria.

“Eu vi a cooperativa crescer e acompanhei muitas mudanças também. Lembro da época em que chegávamos a esperar cerca de 2 dias na fila para descarregar os grãos na unidade de recebimento”, conta o produtor, aos 83 anos. Atualmente, a título de comparação, uma unidade de recebimento, em períodos de safra, chega a receber aproximadamente 180 caminhões por dia.

O agricultor lembra com muito carinho da ocasião em que a cooperativa o auxiliou na compra de materiais para as obras da sua serraria. Isso lá pelos idos da década de 60. Antes de ingressar definitivamente na agricultura, Siegefred trabalhou com madeiras, ofício herdado da família.

Com a ajuda da esposa, Ema Kümpel, Siegefred começou a cultivar grãos na propriedade, que fica no limite dos municípios de Lagoa dos Três Cantos e Não-Me-Toque, por volta de 1970. No início, a principal cultura era o trigo, cereal que fez com que o Norte gaúcho se tornasse modelo agrícola para o restante do país.

Honestidade é valor essenncial, diz seu Siegefred. Ouça a entrevista com ele e os familiares

A FAMÍLIA

Em 1987, a Dirce, filha única de Ema e Siegefred, casou-se com Leonide Tossin, ambos também associados da Cotrijal. A família aumentou com a chegada do Douglas em 1989 e da Letícia em 1991. Nessa época, a soja já ganhava espaço nas lavouras gaúchas, inclusive nas áreas da família Kümpel.

Os anos foram passando e a família continuou crescendo. O Douglas, que é técnico agrícola, se casou com a Jéssica, que trabalha com eventos, e, em 2014, nasceu o Pedro Henrique. A Letícia se casou com o Jeferson em 2017. O jovem casal se conheceu em meados de 2009 na cooperativa. Hoje, a Letícia atua na área de crédito e cobrança da Cotrijal e o Jeferson no setor de compras.

As quatro gerações permanecem morando na propriedade, fazendo os olhos do Sr. Siegefred brilhar: “O meu sonho foi realizado, pois toda a família está aqui”.

61 SAFRAS COM A COTRIJAL

Família Kümpel recebeu com alegria a notícia da renovação da marca da Cotrijal.

As decisões na propriedade, que tem cerca de 70 hectares, são tomadas em conjunto e a parceria com a Cotrijal é unanimidade. Das sementes aos insumos, todos os negócios são firmados com a cooperativa.

Além disso, a família é bastante engajada com as atividades desenvolvidas pela entidade. A Dirce é integrante do Comitê de Mulheres, programa criado em 2015 com o objetivo de estimular a participação feminina na cooperativa e ampliar os trabalhos voltados a esse público.

O Leonide e o Douglas já foram líderes de núcleo, outra iniciativa da Cotrijal que busca debater assuntos de interesses dos cooperados e caminhos para fortalecer os laços e fidelizar o quadro social.

A NOVA MARCA

O evento de lançamento da nova marca da Cotrijal - Live Renova Cotrijal - aconteceu no dia 17 de fevereiro. Quer conferir a live? Acesse aqui!

Confira também o vídeo com os principais momentos da live e o vídeo manifesto da nova marca.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir