Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

12 de março de 2021

Novos casos de Covid-19 apresentam queda em Não-Me-Toque

Por Helaine Gnoatto Zart

Na última semana, o número de contágio pelo novo coronavírus dá sinais que pode estar em queda. Apesar do número total continuar crescendo em Não-Me-Toque, no estado e no Brasil, onde as medidas restritivas que afetam as atividades comercial, prestação de serviços e o ensino presencial vêm sendo contestadas.

Nos últimos sete dias, Não-Me-Toque registrou mais três óbitos em decorrência da Covid-19. Uma mulher de 33 nos, uma mulher de 64 anos e outra pessoa que a Secretaria Municipal da Saúde omitiu os dados a pedido da família. Ao todo, são 25 vítimas fatais em decorrência da Covid-19 desde abril do ano passado, quando ocorreu o primeiro caso.

Desde o dia 4 de março, até 10, o número de casos chegou a 238, com 39 novos diagnósticos. No dia 10, quinta-feira, eram 1.800 pessoas, indicando que mais de 10% da população já contraiu o vírus.

A hospitalização tem se mantido entre 17 e 21 internações, a maioria em leito clínico em Não-Me-Toque (13 até ontem, sendo dois pacientes de Victor Graeff). Mas as condições apontam para uma melhora. Apenas dois estão em leito de UTI, um em Espumoso e um em Santa Rosa.

Os novos casos também apontam para uma diminuição. Dos 39 casos registrados no dia 4, caiu para 17 novos no dia 10. Os casos ativos também apresentam queda, de 275 caiu para 224 neste período.

O efeito pode ser consequência da agilidade dos testes aplicados pela saúde pública municipal, que adquiriu testes rápidos e zerou os casos que aguardavam para exame. A nota técnica atual recomenda a coleta de RTPCR ou teste de antígeno a partir do 3 ao 7 dia do início dos sintomas sendo o ideal o quinto dia. E, ainda, demorava mais cinco dias para o resultado. Neste intervalo, muitos pacientes aguardavam o tratamento, o que pode ter contribuído para a piora do seu estado.

A Secretaria da Saúde, com apoio do prefeito Gilson dos Santos, tem feito apelo aos médicos para que adotem o tratamento precoce nos pacientes diagnosticados. O Município disponibiliza de graça a maior parte dos medicamentos na sua farmácia.

Desde o início do mês, a Unidade Sentinela está atendendo até às 19h e a farmácia básica abre aos sábados (15h às 17h), para disponibilizar o aviamento da receita dispensada aos diagnosticados positivo para a covid-19.

Informações Covid: (54) 9 96335314 ou (54) 9 96757598.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir