Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
14°
26°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Colunista e Opinião

Dica de Leitura: descubra a história do Brasil a partir da história das mulheres de uma mesma família

Dica de Leitura: descubra a história do Brasil a partir da história das mulheres de uma mesma família
26.03.2021 10h50  /  Postado por: A Folha
Por Laura Simon Marques

No mês que comemora as mulheres e suas lutas para uma existência digna, talvez seja interessante se fazer a pergunta “se eu tivesse nascido no tempo da minha avó, o que seria diferente na minha vida?”.

A dica de leitura dessa semana, “A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas” de Maria José Silveira retoma a vida de uma família inteira de mulheres, desde o descobrimento do Brasil até 2016, e com isso, nos mostra, ao mesmo tempo que nos conta a história do país, a evolução das vidas das mulheres no Brasil.

Começando com a índia Inaiá, que chega ao mundo ao mesmo tempo que os portugueses chegam no litoral do lugar que eles pensavam que era as Índias, e passando por filhas de escravos, de descendentes de europeus, de desbravadores do sertão do país, de milionários e miseráveis, de brancos, negros, indígenas e tudo que existe no meio disso, o livro relata com um capítulo dedicado a cada mulher desta família brasileira, a história de suas vidas e como elas foram afetadas por aquilo que acontecia no país.

São mulheres completamente diversas, em cor, em estilo de vida, em sorte no amor, em sorte na vida. O livro funciona tanto para aqueles que já esqueceram de todas as suas aulas de história da escola, quanto para os entusiastas sobre o assunto, podendo incentivar a aprender sobre a época de sua personagem favorita, ou o divertir com as diversas referências histórias no decorrer da narrativa.

A obra é uma celebração da diversidade das mulheres brasileiras e seus destinos, e embora seja triste que a maioria de nós não saiba nem o nome das bisavós, “A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas” pelo menos fará você imaginar que tipo de pessoas e histórias povoam a sua árvore genealógica.

  • Título: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas
  • Autora: Maria José Silveira
  • Editora: Globo Livros; 2ª edição (10 junho 2019)
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 320 páginas
  • ISBN-10: 8525066974
  • ISBN-13: 978-8525066978

O livro pode ser adquirido nos seguintes links, assim como em bibliotecas perto de você:

Amazon: https://amzn.to/3w0hyjK

Submarino: https://bit.ly/3ffUg3q

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.