Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
14°
26°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
carreira

Brasileiros aumentam procura por Diploma Americano: Veja dicas de como obter título via internet

Brasileiros aumentam procura por Diploma Americano: Veja dicas de como obter título via internet
31.03.2021 10h29  /  Postado por: A Folha
 A universidade americana credenciada na Flórida e que há 10 anos oferta, em português, cursos superiores de graduação, pós-graduação e mestrado com titulação dos Estados Unidos da América – a Ambra University – detectou aumento de 40% na procura por seus cursos online em 2020. Diretor de Educação e Tecnologia da Instituição elenca dicas para quem procura diploma no exterior.

O ensino superior via internet era, mesmo antes da pandemia, mais popular entre os jovens americanos que a modalidade presencial. Dado oficial mais recente mostra que mais de 6 milhões de americanos já buscam por ensino online no país. Mais de um quarto de todos os estudantes universitários nos EUA já estão fazendo aulas online – número que será ainda maior após a pandemia.

A rápida popularização do ensino superior via internet nos EUA organizou o sistema e tornou mais acessível a obtenção do sonhado diploma em uma universidade americana. Estudantes de pós-graduação têm duas vezes mais chances de obter um diploma online nos EUA. 22% dos alunos de pós-graduação no país estudam exclusivamente online, em comparação com 11% dos alunos de graduação. A facilidade do formato online tem se popularizado também entre os brasileiros que estão em busca de especialização no exterior e diploma ‘made in U.S.A.’

O brasileiro, diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University – universidade legalmente credenciada no estado da Flórida pelo Florida Department of Education há 10 anos, Alfredo Freitas, explica que a maior procura de brasileiros por especialização via internet no exterior merece atenção máxima para evitar prejuízos e fraudes. Segundo ele, é fundamental verificar se a Instituição é legalmente registrada no país e se tem autorização para emissão de títulos acadêmicos.

Veja abaixo dez dicas do especialista para quem busca formação no exterior via internet:

1 – Atenção para o Credenciamento da Universidade – É preciso verificar se a Instituição de Ensino é mesmo credenciada pelo órgão competente – similar ao Ministério da Educação no Brasil. Na Ambra University, disponibilizamos o link para uma lista de todas as instituições de ensino superior cadastradas na Flórida emitida pelo Florida Department of Education.

2 – Fuja de propostas muito tentadoras – Professores e alunos devem pesquisar antes de endossar universidades estrangeiras que oferecem comissão por alunos matriculados. Muitas instituições não passam de meras empresas abertas no exterior que não possuem registro acadêmico, ou seja, o diploma não terá validade;

3 – Atenção para o número de professores na Instituição – Verifique se há um volume considerável de professores atuando no ensino e se há contato entre alunos e docentes;

4 – Fuja dos Preços ‘super acessíveis’ – Se a Instituição oferece preços muito baixos ou muita facilidade para conclusão do curso, esteja alerta. Também é preciso fugir do discurso de venda do ‘diploma rápido’.

5 – Busque diploma válido – No Brasil, todos sabem que é preciso consultar o MEC para saber se uma instituição de ensino é credenciada ou não. Nos EUA, todo americano sabe que as Instituições devem ser credenciadas no Departamento de Educação do estado onde a faculdade está sediada. Procure saber.

6 Saiba o que é a Excludente Religiosa – Em alguns estados americanos, como a Flórida por exemplo, existe uma facilitação para igrejas e entidades religiosas que desejam realizar a formações de fiéis sem passar pela fiscalização ou intervenção do órgão educacional regulador. Muitos estados permitem que essas entidades submetam um pedido de isenção de fiscalização pelo departamento de educação do estado sob a condição de oferecem cursos de cunho religioso. Porém, como essas entidades não são fiscalizadas, podem ocorrer abusos.

7 -Ensino religioso deveria se limitar à atuação religiosa – Instituições enquadradas na modalidade acima não deveriam oferecer cursos que não estejam vinculados à moral e atuação religiosa. Os diplomas, nestes casos específicos, devem sempre indicar claramente que se trata de atuação no ambiente religioso como pastor, administrador de igreja, teólogo, etc. Precisa ficar claro que essa excludente não deveria ser utilizada para a oferta dos tradicionais títulos acadêmicos ofertados por instituições credenciadas. É preciso estar atento.

8 – Esteja em contato direto com a Instituição – É preciso manter a máxima proximidade possível com o corpo diretivo da Instituição – mesmo que este esteja no exterior. Evite intermediários e perceba a facilidade de acesso aos membros da Instituição;

9 – Verifique a estrutura curricular do ensino – Como se trata de ensino via internet, é preciso verificar a quantidade de alunos por professor e se haverá interação do professor com você. Esse processo pedagógico é fundamental para aprendizagem. Fique atento.

10 – Busque opiniões de quem estuda ou estudou na Instituição – Usualmente as instituições de ensino internacionais disponibilizam avaliações de estudantes regulares em seus websites. É preciso estar atento ao que estudantes da Universidade afirmam sobre ela.

Seja no Brasil ou nos Estados Unidos, online ou presencial, escolha uma instituição credenciada, com corpo docente, contato entre professores e alunos e metodologia ativa focada para o seu desenvolvimento intelectual. Bom estudo!


Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.