Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
14°
25°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Educação

Acadêmicos da UPF realizam Trote Solidário

Acadêmicos da UPF realizam Trote Solidário
07.04.2021 15h45  /  Postado por: A Folha

Por Assessoria de Imprensa UPF

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão promovendo a tradicional campanha Trote Solidário 2021. Diante da pandemia da Covid-19, a ação precisou ser reformulada para evitar aglomerações, mas foi mantida. Dessa forma, a arrecadação de alimentos acontece de forma on-line e as doações de sangue ocorrem mediante agendamento.

De acordo com a acadêmica Eduarda Vogel Wollmeister, a iniciativa é do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e acontece desde 2008. “Durante todos esses anos foram feitas ações com as faculdades de medicina, bancos de sangue e de alimentos do Rio Grande do Sul.  Todos os anos os estudantes de Medicina da UPF se reuniam presencialmente para doar sangue e arrecadar alimentos nos mercados da cidade e também envolver a população nessas atividades solidárias. Com a pandemia, o trote precisou se reinventar para continuar fazendo essa ação pela sociedade, com isso, as tarefas continuam tendo o cunho solidário, humanístico e recreativo”, explicou.

Cada universidade participante da campanha possui um link personalizado para doação dos mantimentos não perecíveis dentro do site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. A doação é semelhante a fazer compras on-line. Após preencher um cadastro, é possível escolher os produtos e a quantidade de alimentos. Todos os mantimentos serão doados para a rede do Banco de Alimentos de Passo Fundo. “Nós pretendemos arrecadar o máximo possível. Sabemos que é um formato diferente de doação, que as pessoas não estão acostumadas, mas esperamos que todos colaborem”, disse a estudante.

Para contribuir doando alimentos no Trote Solidário da UPF, acesse o link http://bit.ly/TroteUPF21

Doe sangue, doe vida
Para quem deseja contribuir com a campanha doando sangue, é necessário agendar previamente o horário para comparecimento ao hemocentro. “Em Passo Fundo, as doações de sangue podem ser feitas no Hemopasso ou no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Se for doar em outra cidade, pode escolher o banco de sangue disponível, e após a doação é só encaminhar o comprovante para o e-mail trotesolidarioupf2021@gmail.com ou marcar o Instagram do Trote Solidário @trotesolidarioupf. Também tem que preencher um termo de responsabilidade de doação, que está disponível na nossa Bio do Instagram”, informou a acadêmica.A campanha segue até o dia 31 de maio. Desde 2008 o Trote Solidário do Simers já alimentou mais de 432 mil pessoas com a arrecadação de alimentos e ajudou a 18 mil vidas com a doação de sangue em todo o RS. “As doações podem ser feitas por qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar e fazer o bem”, finalizou Eduarda.

Para doar sangue é preciso

Ter idade entre 16 e 69 anos
Pesar no mínimo 50 kg
Estar alimentado e não ingerir alimentos gordurosos antes da doação
Ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h
Levar um documento com foto
O intervalo entre uma doação e outra é de dois meses para homens (4 doações por ano) e para mulheres é de três meses (3 doações/ano)
Faça sua parte!
Em Passo Fundo, agende a sua doação no Hemocentro Regional pelos telefones (54) 3317-2185/3311-5555. O Hemocentro está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1.055, Centro. Você pode optar também por doar sangue no Serviço de Hemoterapia do HSVP. Para agendar, ligue no (54) 3316-4000 ou (54) 3316-4087. O espaço está localizado na Rua 15 de Novembro, 485 – 6º Andar – Centro. Mais informações AQUI.
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.