Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

9 de abril de 2021

Não-Me-Toque: Cai número de infectados, mas agravamento e mortes continuam impactando

Por Roger Amaral

Trazendo à tona a atual situação da pandemia no município de Não-Me-Toque é necessário observar alguns importantes indicadores para se ter noção da real situação. Os casos ativos mostram como o vírus está se alastrando e o número de internações e mortes demonstra qual público está sendo mais afetado pelo vírus.

O último boletim epidemiológico indica um expressivo número de óbitos, já são 41 vidas ceifadas, duas nesta semana. A primeira na segunda-feira (5), um homem de 35 anos que estava internado na UTI de Carazinho há 14 dias, e a segunda registrada no dia seguinte, uma mulher de 66 anos que estava internada na UTI de Passo Fundo.

Essas duas mortes demostram uma disparidade de idade entre os pacientes, revelando que a Covid-19 tem atingido ultimamente pessoas jovens, mas também continua afetando os idosos. Na atual situação, o vírus está infectando na maioria jovens entre 20 e 40 anos.

Em relação aos internados, caiu drasticamente o número de internações na Ala Covid do Hospital Beneficência Alto Jacuí, de 23 chegou a 5. O município tem mais cinco pacientes internados em hospitais da região, tanto em leitos clínicos como também em leitos de UTI. No entanto, a gravidade que recorre à internação permanece alta.

No total, o município já contabilizou 2.095 casos confirmados, desses 1.993 recuperados, 113 sendo monitorados, 61 ativos e apenas 7 aguardando o resultado de exames.

Ainda é aguardado pelas autoridades da área da Saúde, o reflexo do feriado de Páscoa, tendo em vista que houve a realização de aglomerações e também deslocamento das pessoas em viagens e passeios.

Nesta semana foi atualizado o Vacinômetro que apresenta o monitoramento da imunização. Não-Me-Toque já atingiu mais de 15% da população vacinada, 2.680 pessoas já receberam a 1° dose, representando um montante de 15,3% da população da cidade, estimada em 17.484 habitantes. Outros 578 já receberam a 2° dose, um total de 3,3% de imunizados.

A expectativa da secretaria de Saúde é dar sequência na vacinação dos próximos grupos prioritários e concluir o grupo de idosos, que seriam os que vão até a faixa dos 60 anos. Posteriormente a isso, os próximos a serem vacinados serão as pessoas que possuem alguma comorbidade, como por exemplo, os portadores de diabetes, entre outros fatores.

No entanto, a secretária da Saúde, Liliane Kramer Erpen, disse que ainda não estão definidos os critérios de comorbidades e como serão controlados para estabelecer a prioridade de vacinação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir