Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

16 de abril de 2021

Nova Cooperativa Escolar será fundada em Victor Graeff/RS

Com o objetivo de desenvolver a autonomia, a liderança e o empreendedorismo, o Sicredi desenvolve o Programa Cooperativas Escolares, que oportuniza aos estudantes do ensino fundamental vivenciar experiências dos Valores e Princípios do Cooperativismo. O programa é realizado em parceria entre a Instituição Financeira Cooperativa e as Secretarias Municipais de Educação.

Ampliando a abrangência do programa em sua região de atuação, que atualmente conta com duas Cooperativas Escolares, a Sicredi Cooperação RS/SC está apoiando a implementação de uma nova Cooperativa Escolar, que será fundada na EMEF Leonel de Moura Brizola no município de Victor Graeff/RS. A Cooperativa será a primeira implementada através da nova metodologia da Fundação Sicredi, que amplia as oportunidades de aprendizado da Educação Cooperativa através da gamificação.

O Presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, destaca a satisfação pela implantação do novo projeto. “Fundar essa nova Cooperativa é uma felicidade para nós, pois conseguimos plantar a semente do Cooperativismo nos jovens, que ao se desenvolverem, retornam para a Comunidade como lideranças de diversos segmentos. Victor Graeff é um município com essência Cooperativista, que abriga desde 1997 a Coounitra, no distrito de São José da Glória, uma das Cooperativas Escolares pioneiras do Brasil e a segunda mais antiga do RS. Esse novo projeto irá desenvolver ainda mais os jovens deste município”, explica o Presidente.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Victor Graeff/RS, Fábio Augusto Dirings ressalta a parceria do município com o Sicredi, iniciada com o Programa A União Faz a Vida. “Temos orgulho da história que trilhamos dentro do programa, em suas diferentes fases e ações e hoje temos a oportunidade de poder oferecer à comunidade escolar da EMEF Leonel de Moura Brizola a constituição da sua Cooperativa Escolar, o que significa proporcionar também aos alunos deste educandário a vivência na prática de valores como a Cooperação, a Cidadania, a Autonomia e a Independência. Acreditamos que experiências como esta, agregam na formação dos nossos alunos, ao trabalhar na prática os Princípios do Cooperativismo, desenvolvendo o protagonismo dos nossos jovens, dentro e fora da escola, formando assim cidadãos conscientes e futuros líderes da nossa comunidade”, diz o Secretário.

A Nova Cooperativa Escolar 

Nos próximos meses, os alunos e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola irão participar de encontros de formações sobre Cooperativismo, formação de estatuto, direitos e deveres, comunicação e marketing, além de empreendedorismo, tudo através da metodologia da gamificação. 

Para a Diretora da Escola, Izabel Salete Beffart Marquetti, o projeto veio como um presente para a comunidade escolar. “Aceitamos esse desafio pois acreditamos muito na metodologia do projeto e temos professores com um olhar diferenciado e que irão contribuir para a aprendizagem dos alunos, ajudando-os a expandir competências para além da vida escolar. Temos certeza de que iremos encontrar e ajudar a desenvolver muitos jovens talentos e estamos seguros para dar andamento às atividades pois contamos com o apoio do município e com a assessoria do Sicredi”, explana a professora.

Dentro do projeto, os alunos realmente constituirão uma Cooperativa, elaborarão um estatuto, formarão os Conselhos de Administração, Fiscal e farão reuniões periódicas. Tudo isso com auxílio da equipe do Sicredi e da Assessoria Pedagógica do Programa A União Faz a Vida. Após as capacitações, a previsão é que a nova Cooperativa seja fundada até o início do segundo semestre.

Sobre as Cooperativas Escolares

As Cooperativas Escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos Associados e da Comunidade, sempre norteadas pelos Valores e Princípios Universais do Cooperativismo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir