Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

27 de abril de 2021

Barragem do Passo Real está 14,6 metros abaixo do seu nível máximo operacional

Reportagem: Tânia Diehl – Rádio Planetário

A barragem do Passo Real está 14,6 metros abaixo do seu nível máximo operacional. A informação é do chefe do Departamento do Sistema Jacuí, Mário Hermes Junior. Em 2020, a barragem chegou a 14 metros abaixo do nível máximo, o que era o índice mais crítico, desde o enchimento do lago, em 1973. E agora, chegou ao índice inédito de 14,6 metros.

Historicamente, a represa do Passo Real tem um regime de acumulação de água anual. As demais, Maia Filho e Itaúba, obedecem a um regime de acumulação de água semanal. Essa variação de volume de água da represa não depende apenas do regime de chuvas na região. Depende também do despacho das usinas hidrelétricas do país, que é centralizado pelo operador nacional do sistema, e que vai priorizando a segurança energética do país e o planejamento a longo prazo, de forma a manter os níveis de geração com economicidade e segurança.

A manutenção da energia elétrica na barragem fica garantida, mesmo que o nível fique 28 metros abaixo da cota máxima nominal, ou seja, ainda existe muita água para garantir a geração de energia.

Mesmo assim, as margens da barragem são impressionantes, principalmente agora quando atingiu índice histórico de 14,6 m abaixo do nível máximo operacional.

A expectativa é de que a normalização das chuvas, a partir de maio, reabasteça a barragem.

Imagens gentilmente cedidas pelo Dr. Rogério Vecchi
As imagens das margens da barragem são impressionantes
(Imagens gentilmente cedidas pelo Dr. Rogério Vecchi)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir