Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

4 de maio de 2021

Prefeitura emite alerta de E-mail falso sobre vistoria da Vigilância Sanitária

Por ASCOM | Stefano Santos

Se você receber um e-mail com o título ‘Vistoria Vigilância Sanitária – Protocolo 330-225230 – Equipe Municipal de Combate ao Covid-19’, não abra. Trata-se de mais um golpe, que primeiro foi registrado em Jundiaí. A mensagem está sendo enviada para empresários e quem clicar nos dois links existentes no texto provavelmente terá furtados os dados existentes no computador ou celular. O e-mail é assinado pela ‘Equipe Municipal de Combate ao Covid’.

Em Não-Me-Toque, algumas empresas receberam o e-mail e prontamente entraram em contato com a Vigilância Sanitária pelo whatsapp no 54 9 9635-8514. Em nosso município, todas as ações que envolvam protocolos da covid-19 são publicados de maneira oficial em nossas redes sociais.

Alertamos que todos os procedimentos de vistoria são realizados conforme regimentos, não havendo o aviso que será realizada a ação no local. Para evitar a perda de dados, quem receber o e-mail deve deletá-lo sem clicar nos links sugeridos. É importante lembrar que se verifique os endereços das correspondências encaminhadas, bem como, tenha ciência se houve alguma solicitação de serviço aos órgãos previamente. Em caso de dúvida, entrar em contato com os serviços do município para o esclarecimento pelo celular e whatsapp informado acima.

COMO FUNCIONA O GOLPE

Ameaça de multa para quem não seguir as orientações – O email (vigilanciamunicipal239@vistoria19.vigilanciacovid19.cloud), direcionado à diretoria e funcionários trata de “agendamento de vistoria da Vigilância Sanitária à empresa conforme cronograma abaixo”. Em seguida vem o link do agendamento e um novo número de protocolo que não é o mesmo do título inicial da mensagem. O leitor é avisado que neste link será encontrado, além do protocolo da vistoria, “uma opção para solicitação de nova data caso não seja possível receber a equipe municipal na data estipulada”.

Como não poderia deixar de ser, os golpistas fazem uma ameaça para forçar o clique no link. “Lembramos que a vistoria não é opcional, sendo que o descumprimento deste comunicado acarretará em multa e comprometimento do alvará de funcionamento da empresa”, afirmam.

A mensagem tem ainda um convite ao empresário “para acessar os novos regulamentos da Avisa que norteiam as ações de Vigilância Sanitária no enfrentamento da doença Covid-19”. Um novo link, supostamente da Anvisa, aparece neste trecho. O texto termina com um “cordialmente, Equipe Municipal de Combate ao Covid-19”.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir