Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

5 de maio de 2021

Nível da barragem do Passo Real em Salto do Jacuí chega a índice histórico

A barragem do Passo Real está, atualmente, em 14,6 metros abaixo do seu nível máximo operacional.  A informação é do chefe do Departamento do Sistema Jacuí, Mário Hermes Junior.

Em 2020, a barragem chegou a 14 metros abaixo do nível máximo, o que era o índice mais  crítico, desde o enchimento do lago, em 1973.

E agora, se chegou ao índice inédito de 14,6 metros. Historicamente, a represa do Passo Real tem um regime de acumulação de água anual. As demais, Maia Filho e Itaúba, obedecem a um regime de acumulação de água semanal, conforme ele explica em entrevista à nossa reportagem.


Essa variação de volume de água da represa não depende apenas do regime de chuvas na região. Depende também do despacho das usinas hidrelétricas do país, que é centralizado pelo operador nacional do sistema, e que vai priorizando a segurança energética do país e o planejamento a longo prazo, de forma a manter os níveis de geração com economicidade e segurança, destaca  o chefe do departamento do Sistema Jacuí.

A manutenção da energia elétrica na barragem fica garantida, mesmo que o nível fique 28 metros abaixo da cota máxima nominal, ou seja, ainda existe muita água para garantir a geração de energia. Mesmo assim, a visão das margens da barragem são impressionantes, principalmente agora quando atingiu índice histórico de 14,6 m abaixo do nível máximo operacional. Acredita-se que a normalização das chuvas, a partir de maio, reabasteça a barragem, encerra Mário Hermes Júnior.

Reportagem: Tânia Diehl

Imagens gentilmente cedidas pelo Dr. Rogério Vecchi

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir