Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de maio de 2021

Telemedicina: a internet aliada à sua saúde

Por Coprel Telecom

O uso da internet é presente e necessário para cada vez mais atividades. Serviços, tarefas e práticas que nem imaginávamos que se tornariam virtuais tiveram que se adaptar ao mundo online durante a pandemia, como parte das ações para conter o avanço do contágio do coronavírus. Uma delas é o próprio atendimento médico.

A internet já faz parte do dia a dia da medicina há bastante tempo. A divulgação de serviços e atendimento, agendamento de consultas, exames e procedimentos, envio de requisições e laudos de exames, armazenamento e acesso a prontuários eletrônicos, enfim, diversas atividades da rotina médica, contam com os recursos da web. Mas a telemedicina representa um passo além, possibilitando a realização da consulta médica via chamada de vídeo por aplicativos e a interação virtual até a necessidade de exames e procedimentos físicos.

No dia 15 de abril, a Lei nº 13.989/2020, que regulamentou a Telemedicina no Brasil, completou um ano. A legislação permite o exercício da telemedicina durante a pandemia, no entanto, a tendência é de que a prática seja regulada também após este período. Com a regulamentação, além da realização de consultas, o médico pode emitir receitas assinadas eletronicamente, que possuem a mesma validade da assinatura tradicional.

Com a telemedicina, é possível reduzir prazos de atendimento e consultar com especialistas de qualquer lugar do país. O método também possibilita a assistência e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, serviços de rotina clínica, triagem, consulta entre médicos para segunda opinião de diagnósticos, etc. Existem sites especializados em telemedicina, que oferecem atendimento e outros serviços relacionados como monitorização à distância e emissão de laudos de exames.

Além disso, na internet localizamos muitas informações sobre os mais diversos tipos de sintomas e doenças. No entanto, a consulta médica é necessária para garantir um diagnóstico correto e evitar a automedicação. Seja de modo online ou nas consultas tradicionais, é fundamental sempre conferir o registro profissional do médico.

A telemedicina é mais um dentre centenas de serviços que estarão cada vez mais presentes no mundo online. E ter uma conexão de qualidade como a nossa Coprel Telecom é um requisito básico para você aproveitar os recursos que a internet oferece. Confira mais informações sobre nossos serviços aqui em nosso site ou entre em contato pelo telefone/whatsApp: 0800 039 0039.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir