Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

11 de maio de 2021

Cotrijal: Planeje-se para plantar bons resultados no inverno

Por Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Com a colheita de milho e soja praticamente encerrada, muitos produtores já iniciaram os manejos nas suas lavouras para garantir bons resultados nas próximas safras, tanto no inverno quanto no verão. Correção dos níveis de acidez e fertilidade, controle de plantas invasoras, plantio de plantas de cobertura… Há muito trabalho pela frente. E para escolhas mais assertivas, é importante o adequado planejamento do sistema de produção.

“Um lembrete é sempre importante. A semeadura da próxima safra de inverno ou das plantas de coberturas deve acontecer no limpo, ou seja, sem a presença de plantas invasoras. Atenção também para a soja voluntária, buva e demais ervas daninhas”, comenta Alexandre Nowicki, coordenador técnico da Difusão da Cotrijal.

É comum na área de ação da Cotrijal a instalação do consórcio de plantas de coberturas imediatamente após a colheita de verão (milho e soja). Conforme o Departamento Técnico, isso mostra organização, bons manejos de controle de plantas invasoras e preocupação com a proteção do solo. A opção de plantas é grande e pode variar dependendo da região, mas o correto é sempre consultar o profissional técnico para ajudar no planejamento do que é o ideal ir para a lavoura, dentro da realidade de cada propriedade.

“As plantas de coberturas podem ser semeadas separadas ou em consórcio. O importante é que o solo receba essa cobertura, forme essa palhada e garanta uma continuidade do sistema. O milheto, que entra após a colheita do milho, é uma das opções e prepara a área para receber uma cultura de inverno”, explica Nowicki.

Outra opção é o nabo, não indicado para regiões com a presença de mofo branco, mas com características de raízes grandes, capazes de descompactar a terra. “Entender as características da sua propriedade e também o projeto para inverno/verão é o ideal para a melhor escolha”, complementa o coordenador técnico.

Opção de plantas de coberturas: 

Milheto
Nabo forrageiro
Ervilhaca
Centeio
Aveias
Consórcio de plantas

Detec lembra: Um bom manejo para o controle de plantas invasoras também está relacionado com a adesão ao consórcio de plantas de coberturas. A cobertura de solo (palhada) inibe o desenvolvimento das plantas invasoras, além de otimizar a aplicação de herbicidas no período de dessecação da área (pós-colheita).

Leia a notícia completa no Jornal da Cotrijal, edição de abril

Mais sobre essa notícia, ouça o material de áudio: 

https://open.spotify.com/episode/31nOd21sHIkgt5Ymtg4RHF?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir