Domingo, 20 de Junho de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
13°
10°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Destaques

SAMU Carazinho completa 10 anos salvando vidas

SAMU Carazinho completa 10 anos salvando vidas
Foto: Divulgação.
26.05.2021 10h49  /  Postado por: A Folha
Por HCC

Quando o aplicativo da central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Carazinho é acionado, a adrenalina sobe em todos os profissionais de saúde que trabalham no local. Afinal, nesse momento eles sabem que o chamado pode salvar uma ou inúmeras vidas, assim como já aconteceu com mais de 23 mil pessoas atendidas durante os 10 anos do serviço, completados neste dia 26 de maio.

O serviço de Suporte Básico já realizou mais de 14 mil atendimentos em Carazinho e nas rodovias da região, o Suporte Avançado atendeu mais de 6 mil ocorrências e a Motolância 2 mil atendimentos. Neste momento, o SAMU conta com uma equipe de 26 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores, os quais atuam em todos os tipos de atendimentos, incluindo os específicos para a Covid-19.  O Hospital de Caridade de Carazinho faz a gestão das equipes assistenciais tanto para o Suporte Básico de Vida, como Suporte Avançado.

Para o enfermeiro responsável técnico Cleverson Metzdorf o serviço iniciou com muitas incertezas e desconfiança por parte da população, pois era um serviço novo e sem ter exemplos de outros municípios sobre sua atuação. “Com o tempo essas expectativas foram sendo superadas com muito trabalho e dedicação, hoje se tornou uma referência do norte do Estado na área de emergência, isso tudo se deve aos profissionais que ali estão, sempre buscando o conhecimento e treinamentos, se dedicando integralmente em todos os atendimentos”, explica.

O SAMU é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde dos estados, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Cleverson ainda explica que seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

Para o Prefeito Milton Schmitz esse é um trabalho fundamental que tem a frente uma qualificada equipe de profissionais de saúde que muito orgulha. “É com muita satisfação que parabenizo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Carazinho pelos 10 anos de serviços prestados ao nosso município e região, com objetivos claros de salvar vidas. Enquanto Administração, sempre nos empenhamos em manter e qualificar ainda mais este importante serviço. Na nossa administração, entregamos duas ambulância, uma de Suporte Básico e a outra de Suporte Avançado, ou seja, uma UTI Móvel que veio auxiliar nos atendimentos e transferências de pacientes do município. Parabéns SAMU, pela agilidade e eficácia sempre aplicada nos mais de 23 mil atendimentos realizados nestes 10 anos”, ressalta Milton.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que o SAMU é um serviço de extrema importância para Carazinho e região e conta com uma equipe com profissionais capacitados, que atendem os cidadãos de forma ágil e eficiente. “Nós como Instituição, nos orgulhamos muito da equipe do SAMU. Pois é referência em atendimento pré-hospitalar, atendendo conforme os protocolos, garantindo acesso do paciente ao Hospital ou a unidade de saúde adequada”, salienta Jocélio, parabenizando a todos por esse dia em comemoração aos 10 anos do SAMU Carazinho.

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.

SAMU Carazinho – um caminho de vitórias

No ano de 2010, através da Administração Municipal houve uma preocupação com as urgências e emergências de Carazinho. A partir daí juntamente com o Governo Federal e Estadual surgiu a ideia de adotar um serviço especializado para esse fim, surgindo então o SAMU, serviço o qual já existia nas grandes cidades. Após intensas viagens e reuniões, o Governo Municipal conseguiu que o serviço viesse à Carazinho. Com isso, em abril de 2011 a equipe selecionada foi encaminhada para a Central Estadual de Regulação em Porto Alegre para realização do curso introdutório, que abrange parte teórica e prática para atuação no SAMU. No dia 26 de maio de 2011 iniciava o SAMU Suporte Básico em Carazinho. “Foi um ano de intenso trabalho, com vários atendimentos clínicos e acidentes, onde a população que precisou do serviço teve um atendimento com qualidade”, explica Cleverson.

Com esse intenso uso da comunidade surgiu à ideia de trazer um serviço mais especializado para o município, ou seja, um Suporte Avançado, em março de 2012 foi selecionado profissionais médicos, enfermeiros e condutores para atuar no serviço. No dia 01 de abril de 2012 foi então iniciado o Suporte Avançado de Vida, com a gestão do Hospital de Caridade de Carazinho, com atendimentos clínicos, acidentes, transferência inter-hospitalares, entre outros. “Mas nosso desejo de dar um atendimento mais qualificado e rápido a sociedade não cessou, em 2014 após muitas dificuldades conseguimos implantar o Serviço de Motolância do SAMU, a qual sua principal função é chegar o mais breve possível aos atendimentos”, explica Cleverson.

O enfermeiro responsável técnico Cleverson, agradece, em nome de toda a equipe do SAMU Carazinho, a Administração Municipal e o Hospital de Caridade de Carazinho, pelo esforço diário para manter o serviço, organizado e com destaque em toda região do norte do Rio Grande do Sul.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.