Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Gilson dos Santos tratou dos detalhes do termo de adesão com o secretário executivo do Comaja (Foto: Helaine Zart/A Folha).

4 de junho de 2021

Não-Me-Toque vai trocar iluminação pública de todas as ruas por led

Por Helaine Gnoatto Zart

O prefeito Gilson do Santos assinou na terça-feira (1º/6), em Selbach, o termo de compromisso para adesão ao programa de compra coletiva de luminárias e lâmpadas led para troca de pelo menos 2.500 pontos na cidade de Não-Me-Toque.

O município está aderindo à compra licitada pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), processo realizado há dois anos, quando 22 dos 30 municípios integrantes do Comaja municípios aderiram ao projeto e já estão com a nova iluminação instalada.

Foto: Roger Amaral.

Os detalhes da adesão de Não-Me-Toque ao programa de efientização da iluminação pública foram tratados na semana passada, dia 25 de maio, durante reunião entre o prefeito, o secretário executivo do Comaja, João Schermman, e a secretária da Administração, Noeli Machry Santos.

A troca da iluminação convencional pelas lâmpadas de led gera cerca de 50% de economia, podendo o município recuperar o investimento em cinco anos.

- A economia gerada no consumo vai pagar o investimento e o município vai ganhar uma iluminação mais eficiente e com mais qualidade, com luminárias que proporcionam cinco anos de garantia e 15 anos de vida útil. É um processo totalmente sustentável – explica Schermman, chamando a atenção para a recuperação do investimento, e a sobra do valor que hoje é gasto para pagamento da iluminação pública.

A vantagem de o município aderir à compra por meio do Comaja é que o volume de material adquirido atrai empresas mais qualificadas e que oferecem melhor preço. Nesta fase do processo, o Comaja juntou os oito municípios remanescentes com mais 43 de duas regiões para ter volume de licitação.

- Nosso primeiro processo licitatório recebeu voto de louvor do Tribunal de Contas do Estado, em função da qualidade do produto e da eficientização que conseguimos alcançar, mesmo sendo a lâmpada mais cara que existe no mercado – comenta o secretário executivo do Comaja.

Segundo Schermman, a luminária é certificada pelo Inmetro, tem selo Procel (tempo de vida 15 anos).

- A comunidade de Não-Me-Toque pode ficar tranquila porque terá iluminação de extrema qualidade, o que já pode ser observado nos municípios vizinhos onde já está instalada, como Carazinho, Lagoa dos Três Cantos e Tapera, além de beneficiar a totalidade dos moradores, desde o bairro até o centro - garantiu.

Após a assinatura do contrato, que depende da aprovação da Câmara de Vereadores, a empresa fornecedora das luminárias e lâmpadas tem um prazo de 90 dias para executar a troca na cidade.

O valor a ser investido só será conhecido após análise da potência necessária em cada ponto de iluminação, o que pode levar duas semanas. A potência das lâmpadas é um cálculo técnico que leva em consideração a altura da luminária, distância entre postes e largura da rua.

O prefeito Gilson dos Santos justificou a adesão pela necessidade de modernizar o sistema que está ultrapassado e pelas reclamações dos moradores de que a cidade é muito escura. As tratativas iniciaram ainda no mês de dezembro do ano passado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir