Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação.

4 de junho de 2021

Não-me-toquense é destaque no Jiu Jítsu Gaúcho

Por Paulo Schneider

O jiu-jiteiro Diordan de Souza, 22 anos, (praticante do Jiu Jítsu há 5) esteve em Porto Alegre, no domingo (30 de maio), juntamente com seu mestre, Felipe Seiji, e os companheiros de Tapera, Daniel Ahlert dos Santos e Júnior Ahlert dos Santos, participando da 5ª Etapa da Copa Prime de Jiu-Jítsu e representando a academia Bio Fitness, de Andréia Albuquerque, de Não-Me-Toque.

Diordan subiu ao pódio alcançando a primeira colocação em sua categoria (Adulta - faixa roxa). Seiji também venceu. Foi na categoria Master - faixa preta.

Felipe Seiji vencedor na categoria Master - faixa preta.

Ao encerrar seu expediente no almoxarifado da empresa Jan, Diordan segue até a academia, onde dedica duas horas por dia ao treinamento, de segunda à quinta-feira.

O jiu-jiteiro está radiante com mais essa medalha conquistada pois "representa uma vitória pessoal e faz elevar o nome de Não-Me-Toque, nessa modalidade. Precisamos de mais apoio e patrocinadores se quisermos atingir o objetivo de vencer em outros pontos do País", relata.

Copa Prime preocupada com a pandemia

A competição é realizada sem público, com permissão de entrada somente ao atleta inscrito na competição e o técnico responsável (faixa preta) ou instrutor responsável (faixa marrom), devidamente credenciados.

Nas categorias Kids, Infanto E Juvenil, os atletas menores de idade poderão estar acompanhados de apenas um responsável legal (pagante) ou técnico ou responsável. Os responsáveis legais devem fazer o check-in junto com os atletas.

A Copa Prime de Jiu-Jitsu tem o compromisso de manter as medidas de prevenção e controle de infecções pelo novo coronavirus (Covid-19), minimizando os riscos da exposição ao vírus, prezando sempre pela proteção dos atletas, professores e prestadores de serviços em suas competições.

O que é Jiu Jítsu?

O Jiu Jítsu é uma arte marcial milenar. Surgiu no Japão em meados do século XVI, com o objetivo de tornar o corpo uma arma viva, onde as partes rígidas (cotovelos, calcanhares, punhos e até mesmo a cabeça) são utilizadas para atingir partes vulnerárveis do adversário.

No Brasil o Jiu Jítsu apareceu em 1915, trazido pelo japonês Esai Maeda Koma, ou, como ficou conhecido, Conde Koma. Em 1916, esse japonês conheceu Gastão Gracie, que se tornou um entusiasta do esporte. Outra família brasileira que desenvolveu o Jiu Jítsu no país foi a família Fadda.

Derivado do Judô, utiliza técnicas de golpes envolvendo alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar o oponente.

Esta pratica, atualmente está bastante difundida. Os atletas que se enfrentam nas arenas de MMA, na sua maioria, utilizam diversas técnicas de luta e o Jiu Jítsu figura como uma das principais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir