Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
20°
8°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Ciência e Tecnologia

Vídeo mostra meteoro sobrevoando o céu do Sul do Brasil

Vídeo mostra meteoro sobrevoando o céu do Sul do Brasil
04.06.2021 14h50  /  Postado por: A Folha
Por Clicespumoso

A noite virou dia com o brilho de um meteoro que caiu sob o céu do Sul do Brasil na noite desta quinta-feira (4). Em Santa Catarina, o fenômeno pode ser visto em duas cidades: Monte Castelo, no Planalto Norte, e em Tangará, no Meio Oeste.

Segundo Jocimar Justino, dono da estação no Planalto Norte, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), em alguns lugares do país, o brilho foi tão intenso que, por instantes, transformou a noite em dia. O principal local onde essa claridade pode ser vista foi Balneário Jardim do Éden, no Rio Grande do Sul.

De acordo com as análises da Bramon, o meteoro atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 57,3º em relação ao solo e começou a brilhar a 75,9 km de altitude. Em seu momento mais luminoso, ele atingiu a magnitude -12.5, o equivalente ao brilho de uma lua cheia.

Em Monte Castelo, segundo Jocimar, o meteoro caiu na direção Sul por volta das 19h10.

Ainda segundo a Bramon, análises iniciais apontaram que ele foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 kg de massa, que foi, em grande parte, vaporizado durante a passagem atmosférica. É possível, também, que algo em torno de 10% dessa massa tenha chegado ao solo na cidade de Tramandaí, também no Rio Grande do Sul.

Você pode conferir o vídeo do fenômeno aqui: https://youtu.be/ktptpNYJ8q8

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.